Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Visita

Greca recebe comitiva de cônsules da União Europeia

Prefeito Rafael Greca recepciona os cônsules da União Europeia. Curitiba, 24/10/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta segunda-feira (24/10), uma comitiva de Cônsules da União Europeia que atuam em São Paulo. O objetivo do encontro foi estreitar os laços culturais, comerciais, ambientais e de inovação com a união dos países europeus com a cidade de Curitiba.

“É com muita honra e alegria que recebemos aqui em Curitiba nossos irmãos europeus. Nossos laços são profundos e estreitos desde sempre e essa reunião, que nos aproxima ainda mais geram perspectivas de novas parcerias e negócios para nossa cidade”, disse o prefeito, que estava acompanhado primeira dama, Margarita Sansone e do vice, Eduardo Pimentel.

Curitiba é a capital brasileira mais europeia do país por abrigar imigrantes e centenas de empresas e indústrias do Velho Continente.

Foram recebidos no Palácio 29 Março, o cônsul-geral da França, Yves Teyssier d’Orfeuil, a cônsul-geral da Alemanha, Martina Hackelberg, o cônsul-geral de Luxemburgo, Jan Eichbaum, o cônsul-geral da Bélgica, Matthieu Branders e o cônsul-Geral da Irlanda, Eoin Bennis.

Greca fez questão de lembrar parcerias e projetos importantes que já estão em andamento na cidade e estão sendo executados em parceria com agentes financeiros europeus, como o Bairro Novo da Caximba, maior intervenção socioambiental do país, a Pirâmide Solar do Caximba, que está sendo construída no antigo aterro sanitário do município e que faz parte do programa Curitiba Mais Energia.

“Essas parcerias com países europeus são imprescindíveis para que a cidade tire do papel projetos como a Pirâmide Solar e o Bairro Novo da Caximba. Durante a última semana estive em Buenos Aires, na Argentina, discutindo o futuro do planeta com prefeitos do mundo todo e nosso objetivo em comum é deixar para nossos filhos e netos um planeta mais limpo de sustentável. E hoje aqui em companhia com nossos irmãos europeus reafirmamos que juntos vamos tornar o mundo mais justo e sustentável”, concluiu o prefeito.

Concerto

A visita de cortesia dos cônsules-gerais da União Europeia em São Paulo à Curitiba também foi marcada por um concerto musical em homenagem aos visitantes.

A soprano Ornella de Luca, o Tenor Vittorio Scarpi, o pianista Thiago Teixeira e o violoncelista Marcus Ribeiro apresentaram o tocaram canções históricas como Cantilena da Bachiana, de Heitor Villa-Lobos, além do Hino da União Europeia, de Ludwig van Beethoven e de uma fantasia sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Moreau Gottschalk.

“Em nome de todos os representantes europeus quero agradecer a receptividade que recebemos em Curitiba. Nosso objetivo é abrir ainda mais portas para que nossos países possam investir e desenvolver parcerias público-privadas nas mais diversas áreas. Curitiba é parceria da Europa e nossa presença aqui prova que estamos cada vez mais unidos”, afirmou o Cônsul-Geral da França em São Paulo, Yves Teyssier d’Orfeuil.

Presenças

Também participaram do encontro o chefe substituto do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Paraná (EREPAR), Bráulio Pupim; o cônsul honorário da Bélgica em Curitiba, João Casillo; o Cônsul da França em Curitiba, Antonio Carlos Fleischmann; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-França no Paraná, Germano Paciornick; a cônsul honorária de Luxemburgo em Curitiba, Andrea Vianna; o cônsul honorário da Alemanha em Curitiba, Andreas Roffrichtero; a diretora geral do Institute Goethe, Claudia Römmelt; a presidente Instituto de Relações Internacionais do Paraná, Maristela Parigot; o presidente do CIEEPR, Antoninho Caron; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; o os secretários Luiz Fernando Jamur (Governo Municipal); Cinthia Genguini (Comunicação Social); Carlos Pijak Jr (Esporte, Lazer e Juventude); Péricles de Matos (Defesa Social e Trânsito); Cristiano Hotz (Planejamento, Finanças e Orçamento); o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Cris Alessi; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; a presidente da Fundação de Ação Social, Maria Alice Erthal e o presidente da Cohab, José Lupion Neto.