Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia de celebração

Greca recebe com boas-vindas os 340 novos servidores da Prefeitura de Curitiba

O prefeito Rafael Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel e os secretários dão boas-vindas aos novos servidores da Prefeitura de Curitiba. Curitiba, 04/07/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O Salão de Atos do Parque Barigui ficou lotado, nesta quinta-feira (4/7), para a celebração de boas-vindas da Prefeitura de Curitiba a novos servidores e empregados públicos nomeados ou contratados entre novembro de 2023 e abril de 2024. Eles foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca, pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel, por secretários, superintendentes e gestores de diversas áreas.

Os cerca de 340 profissionais representam parte dos quase 15 mil que ingressaram no quadro entre 2017 e junho de 2024. Só os estatutários, que foram aprovados em concurso público e tomaram posse, totalizam mais 7,4 mil pessoas. Pelo processo seletivo simplificado (PSS), foram contratados outros 6,4 mil, e mais de 700 ingressaram pelo processo seletivo público (PSP).

“Vocês representam a esperança. Cada um de vocês representa parte do novo rosto da Prefeitura”, disse o prefeito Rafael Greca em seu discurso aos novos integrantes do quadro. “A Prefeitura existe para socorrer, educar, atender a todos. Somos uma máquina de direitos humanos e sociais. Somos servidores públicos”, enfatizou.

“Façam o bem todos os dias, este é o segredo da felicidade. A Prefeitura é o lugar onde se faz o bem e onde, com inteligência, procuramos criar igualdade de oportunidades para todos”, convocou, ao exemplificar as diversas áreas nas quais os servidores têm atuação.

“O SUS é um patrimônio inestimável da Constituição Federal de 1988. O acesso à saúde é um dos tesouros da cidade. O trabalho da Segurança Alimentar é extraordinário”, comentou.

O prefeito destacou a importância de ter sempre a cidade em ordem, organizada. E lembrou que ao longo da sua trajetória profissional na Prefeitura de Curitiba, desde os 17 anos, aprendeu com pessoas competentes e preparadas.  

O vice-prefeito Eduardo Pimentel afirmou dar grande valor à transmissão do conhecimento entre servidores. “A Prefeitura é uma escola permanente. É importante que possamos transmitir o conhecimento aos que estão chegando”, disse ele ao acentuar o quanto valoriza os servidores. “Curitiba é diferente porque tem um serviço público de qualidade”, resumiu.

Eduardo Pimentel falou da importância do apoio da Câmara Municipal de Curitiba na aprovação das leis necessárias ao ajuste fiscal, em 2017. “Foi necessário para que pudéssemos investir em obras na cidade e na contratação de servidores”, disse ele, que foi secretário municipal de Obras Públicas.

O secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap), Alexandre Jarschel de Oliveira, deu as boas-vindas aos integrantes do quadro de trabalhadores da Prefeitura e agradeceu aos integrantes da equipe da Superintendência de Gestão de Pessoal pelo cuidado nas nomeações, posses e contratações realizadas desde 2017. “Temos uma nova Prefeitura”, resumiu.

Jarschel destacou a importância dos pagamentos em dia desde o primeiro ano da gestão, da antecipação do 13º salário todos os anos e do Plano de Cargos dos Servidores, que garante oportunidade de crescimento a todos, ao lembrar que no início de 2017 a Prefeitura estava falida. “A cidade mais igualitária do Brasil tem agora uma administração pública também igualitária”, disse.

Antes do encerramento da cerimônia, o prefeito pediu aos servidores de cada uma das 16 carreiras e funções para se levantarem. Ao som da Banda Lyra Curitibana, todos cantaram juntos o Hino de Curitiba.

Carreira pública

Aos 21 anos de idade, os curitibanos Jorge Alexandre Zato e Layane Cristine Gomes de Oliveira, têm planos como servidores públicos.

Jorge foi agente administrativo na Prefeitura de Curitiba por cerca de 18 meses, antes de assumir a vaga como fiscal da Secretaria do Urbanismo, em fevereiro.

“Gostei do serviço, temos muito contato com a população, pois trabalho no comércio ambulante. Estudo Administração e pretendo fazer novos concursos na Prefeitura futuramente”, contou Jorge.

Layane, agente de combate às endemias, diz que sempre teve interesse em fazer concurso e acabou participando do processo seletivo público (PSP). “A área da saúde muito me interessa. Vou estudar Psicologia e pretendo seguir na carreira pública”, declarou ela que assinou o contrato de trabalho em abril.

Os agentes comunitários de saúde Lucas Berghann, Jehniffer Ferreira dos Santos e Cristiane Botelho, vinculados à Unidade de Saúde Vila Guaíra, e o agente de combate às endemias Luciano Roberto Muller conversaram com o vice-prefeito Eduardo Pimentel e contaram como tem sido o trabalho. Há poucos dias, os agentes comunitários de saúde utilizam tablets em sua rotina.

Participaram da reunião de boas-vindas servidores e empregados públicos das seguintes carreiras e funções: agente comunitário de saúde, agente de combate às endemias, arquiteto, auditor fiscal de tributos municipais, auxiliar de serviços escolares (inspetores), cirurgião-dentista, enfermeiro, engenheiro civil, fiscal, médico, médico do trabalho, nutricionista, procurador, psicólogo, técnico de enfermagem em saúde pública, técnico de saúde bucal em saúde pública.

Os novos servidores e empregados estão lotados nas secretarias da Saúde, Educação, Planejamento, Finanças e Orçamento, Defesa Social e Trânsito, Meio Ambiente, Urbanismo, Segurança Alimentar e Nutricional, Procuradoria-Geral do Município, Governo Municipal e Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação.

Presenças

Também participaram da cerimônia os secretários de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos; da Educação, Maria Sílvia Bacila; do Meio Ambiente, Ibson Gabriel Martins de Campos; e da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; a procuradora-geral do município, Vanessa Volpi; além da superintendente de Gestão de Pessoal, Luciana Varassin, e dos vereadores Mauro Bobato e Sargento Tânia Guerreiro.

Em alta