Obra de macrodrenagem solicitada pelos moradores do bairro Seminário, na Regional Portão, está sendo executada pela Prefeitura de Curitiba. Equipes coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) trabalham na implantação de uma nova galeria de águas pluviais na Rua Jaime Veiga para complementar a vazão o sistema de drenagem local e reduzir os efeitos das chuvas fortes.
O andamento dos serviços, iniciados em 5 de fevereiro, passou pela vistoria técnica do prefeito Rafael Greca nesta sexta-feira (1/3).
A obra integra as ações do programa Curitiba Contra Cheias e era reivindicada havia anos pela comunidade, que se organizou para apresentar a demanda coletivamente no programa Fala Curitiba, de audiências públicas da Prefeitura, e pela Central 156, de atendimento ao cidadão.
O prefeito foi recebido por moradores e por um grupo de estudantes do Colégio Dom Orione, situado na via, acompanhados pela diretora Ana Veiga. Os garotos e garotas conversaram com o prefeito e aproveitaram o momento para registrar em fotos a fiscalização nos serviços que eles ajudaram a solicitar.
“Estamos fazendo a galeria que vai desembocar a água trazida pela chuva no Rio Barigui, para evitar esse nódulo de enchente neste bairro tão tradicional”, disse Greca.
A Rua Jaime Veiga, devido à geografia da região, com declive na via, recebe o fluxo das águas pluviais ocasionando pontos de alagamento, especialmente em frente ao colégio onde estudam 920 estudantes em turmas de ensino fundamental e médio.
Nova galeria
Com 357 metros de extensão, a nova galeria tubular de concreto está sendo implantada entre a Rua São Leopoldo e o Rio Barigui. A estrutura vai complementar a tubulação atual que é muito antiga e já não era suficiente para atender a vazão escoada durante as chuvas mais intensas.
De acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, o trabalho é complexo, porque exige escavação profunda (cerca de 3,5 metros) para implantação da nova estrutura e acontece em uma área de fluxo de veículos.
“Com mais de cinco décadas, a antiga tubulação ficou subdimensionada em razão do desenvolvimento da região. Formada por tubos maiores que os anteriores, a nova galeria está sendo implantada paralelamente à antiga, ampliando a capacidade de vazão das águas para prevenir alagamentos”, explica Rodrigues.
A obra tem previsão de ser concluída em junho. O investimento é de R$ 1,7 milhão.
Curitiba Contra Cheia
A obra integra as ações do programa Curitiba Contra Cheias que reúne recursos, intervenções e serviços em todos os bairros para fazer com que Curitiba seja cada vez mais resiliente aos efeitos das condições climáticas.
A diretora do Colégio Ana Veiga integrou o coletivo que se organizou para solicitar melhorias para a rua e a região. No encontro com o prefeito ela falou da importância da obra para a Comunidade Escolar.
“A obra é uma benção e estar acontecendo é mais uma demonstração do quanto a Prefeitura é sensível à mobilização responsável das pessoal. Procuramos O Fala Curitiba, a regional o 156 e hoje vemos a obra acontecer. É a segunda das nossas demandas que foram atendidas”, comemora Ana Veiga.
Junto ao pedido da obra, para acabar com os alagamentos que dificultavam a entra e saída dos estudantes e professores, a diretora pleiteou, e foi atendida, com uma linha e ônibus. A Linha Especial Los Angeles que faz a integração com o tubo Santa Quitéria.
Também foi ao encontro do prefeito para falar sobre a importância da obra em execução o integrante do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg)Seminário/ Vila Isabel, Jorge Haro. “É uma obra importante para a segurança e a qualidade de vida das pessoas. Ao ouvir as pessoas a gestão conseguiu ser receptível priorizar a intervenção que beneficiará muito essa parte da cidade”, disse Haro.
O programa Curitiba Contra Cheias que reúne recursos, intervenções e serviços em todos os bairros para fazer com que Curitiba seja cada vez mais resiliente aos efeitos das condições climáticas. Além das obras e serviços, são desenvolvidas ações de manutenção e preventivas, como as limpezas e desassoreamentos de rios e cursos de água, que são contantes nos bairros.
Acompanharam o prefeito na fiscalização dos trabalhos o administrador da Regional Portão, Gerson Gunha; o assessor de articulação política, Lucas Navarro; o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso; o engenheiro fiscais da Smop, Rodrigo Meirelles, o representante da empresa Iole Construtora Ltda, vencedora da licitação para execução de obra.