Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Relações Internacionais

Greca propõe ida da Camerata Antiqua à Itália para celebrar 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé

Prefeito Rafael Greca entrega o livro "Paranismo" ao embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, acompanhados de Bruno Quadros e Quadros , chefe do Setor Político da Embaixada junto à Santa Sé, e do ministro conselheiro Carlos Eduardo Cunha de Oliveira. Foto: Divulgação

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, se reuniram nesta sexta-feira (8/11) em Roma, na Itália. Eles conversaram sobre os futuros concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra, na capital italiana, para celebrar os 200 anos das relações diplomáticas do Brasil com a Santa Sé.

“Elas tiveram início em 1825/1826, quando Dom Pedro I enviou o padre Vidigal a Roma para extinguir o padroado dos bispos do Brasil junto aos reis de Portugal”, lembrou o prefeito.

A provável ida dos músicos da Camerata Antiqua de Curitiba à Itália será mais um espetáculo da orquestra curitibana em solo internacional. Neste ano, eles se apresentaram na Argentina, no Paraguai e estarão no Uruguai a partir deste fim de semana.

Recordação

O encontro de Greca e Vargas foi no Palácio Mattei Caetani, na histórica Via delle Botteghe Oscure, em Roma. O prefeito de Curitiba deixou no livro que registra as mensagens dos visitantes a menção às vezes que ali esteve com a primeira-dama Margarita Sansone, que faleceu em 20 de agosto deste ano.

Também participaram do encontro conselheiros do embaixador: Vargas Bruno Quadros e Quadros, chefe do Setor Político da Embaixada junto à Santa Sé, e o ministro conselheiro Carlos Eduardo da Cunha Oliveira.

Missão à Europa

A partir desta sexta-feira (8/11), o prefeito Rafael Greca deu início à segunda etapa da missão oficial de Curitiba na Europa, depois de ter passado por Barcelona (Espanha). Na Itália, ele está acompanhado dos secretários municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, e de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.

Ainda nesse primeiro dia, Greca almoçou com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca. O encontro foi no Palácio Pamphili, que abriga a embaixada, localizado na Praça Navona, em Roma. Também participaram a embaixatriz Luciana Mosca, o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Francisco Rondinelli Júnior, e o ministro conselheiro Túlio Amaral Kafuri.

Um dos temas abordados no encontro “foi o desafio da crescente necessidade de despoluição e descarbonização”, disse o prefeito Rafael Greca. Ele apresentou aos participantes do almoço o Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima).

Criado em 2020, o plano traduz o empenho da cidade em consolidar uma política climática, para implementar ações transformadoras e inclusivas por uma cidade neutra em emissões e resiliente ao clima até 2050, de acordo com os objetivos do Acordo de Paris e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O processo de elaboração do PlanClima foi iniciado ainda em 2018, a partir da assinatura da Carta de Compromisso da Cidade de Curitiba com a Deadline 2020 – Meta 2020 da Rede C40 de Grandes Cidades para Liderança do Clima.

Agenda

Na capital italiana, o prefeito Rafael Greca terá duas importantes reuniões com representantes da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, e autoridades da capital italiana para tratar de segurança alimentar e combate à fome.

Greca terá, ainda, encontros com a embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, e com Fabio Bonanno, chefe de Política Agrícola e Alimentar de Roma; com Andrea Messori, da rede de hortas comunitárias e agricultura urbana de Roma; e Fabio Ciconte, presidente do Conselho de Política Alimentar de Roma.

No penúltimo dia da agenda em Roma (13/11), Greca terá um momento muito especial, uma audiência reservada com o Papa Francisco, no Vaticano. Ele irá apresentar para o Santo Padre as ações de Curitiba para a proteção aos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e famílias carentes.

“Pretendo compartilhar com o Santo Padre iniciativas como Mesa Solidária, FAS SOS, Câmbio Verde e o Bairro Novo da Caximba, que garantiram a Curitiba o reconhecimento de Cidade Mais Igualitária do Brasil”, salienta o prefeito.

Greca reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.