O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, participou nesta segunda-feira (3/6) de um workshop sobre turismo de Curitiba, realizado na Embaixada do Brasil na Argentina, em Buenos Aires. No encontro Curitiba e Paraná Meet – Conexão Argentina foi destacado o potencial turístico da região para operadores argentinos, incluindo jornalistas, criadores de conteúdo e o trade de turismo.
Promovido por CCR Aeroportos, Prefeitura de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau e Governo do Estado, o evento em Buenos Aires tem como foco atrair mais visitantes argentinos ao Paraná.
As diversas atrações turísticas do Paraná, como paisagens naturais, gastronomia, rica diversidade cultural e a vibrante brasilidade, foram os grandes destaques. O evento foi aberto com uma apresentação de chorinho brasileiro pelo trio Obelisco, formado por músicos de Curitiba e lançado por Greca.
“O Paraná é um destino ideal para viagens devido à diversidade de seu povo e à qualidade rural que oferecemos. A Camerata de Curitiba, que se apresentou no Teatro Colón, exemplifica a qualidade cultural da nossa sociedade. O Brasil não é só samba, embora também gostemos muito, como se diz: quem não gosta de samba, bom sujeito não é”, disse o prefeito.
O workshop Curitiba e Paraná Meet – Conexão Argentina é resultado do esforço da CCR Aeroportos, concessionária do Aeroporto Internacional Afonso Pena, para promover o aumento de voos entre as capitais. A partir de julho, a Aerolineas Argentinas aumentará o número de frequências de quatro para seis voos semanais, e a Jetsmart iniciará, a partir do dia 11 de julho, três frequências semanais regulares.
“Curitiba é recebida de braços abertos em Buenos Aires, com ótima infraestrutura, opções de lazer diversificadas e alta gastronomia, a cidade se destacou como um atrativo irresistível, prolongando a estada dos turistas argentinos, tanto de negócios quanto de lazer em nossa cidade. A Argentina é um importante emissor, enviou mais de 225 mil turistas ao Paraná em 2023, consolidando essa relação de sucesso e satisfação mútua”, declarou Tatiana Turra, presidente do Intituto Municipal de Curitiba (IMT), que fez uma apresentação do destino.
Maria del Pillar Porsche, chefe de promoção da sucursal de Buenos Aires da Aerolineas Argentinas, reforçou a importância do evento. “É fundamental estarmos presentes aqui, pois temos um vínculo forte com Curitiba, que é um destino muito turístico e possui um setor empresarial cooperativo significativo. O evento serve para reforçar aos agentes de viagens que estamos aqui para atender todas as suas necessidades”, afirmou.
Além da apresentação dos destinos paranaenses, o evento contou com rodadas de negócios e sorteios. “Para nós, é muito importante acompanhar essas ações, pois estamos expandindo nossos voos. Tanto para mostrar nossas novas operações quanto para que os agentes saibam o potencial que Curitiba tem a oferecer”, disse Federico Petazzi, gerente comercial da JetSMART.
Também estiveram presentes no evento o assessor de articulação política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro; o chefe de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó; a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; o diretor executivo do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Marino Galvão Jr.; a presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Gislaine Queirós; o diretor-presidente do Viaja Paraná, Irapuan Cortes Santos; o chefe do Setor Cultural da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Roedel; o ministro Conselheiro da Embaixada do Brasil na Argentina, Eduardo Uziel; e os conselheiros da Embaixada do Brasil na Argentina, Francisco Eduardo Novello e Luís Augusto Ferreira Marfil.
Reunião
Além do evento, o prefeito teve um encontro reservado com o embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitteli, para fortalecer os laços comerciais e culturais. “Desde sábado, tenho observado um grande potencial turístico do Brasil. Acredito que haverá um boom de turismo em Curitiba”, afirmou Greca.