O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel, estiveram nesta segunda-feira (8/4) no gabinete de Francisco Zanicotti, que tomou posse no cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (biênio 2024-2026).
"Vim para manifestar meu carinho e colocar a Prefeitura de Curitiba à disposição do trabalho do novo procurador. Desejo que Nossa Senhora da Luz o proteja", afirmou Greca.
Zanicotti agradeceu a presença de Greca e Eduardo Pimentel e falou sobre o trabalho que vai desenvolver. "Vamos trabalhar com afinco, seremos firmes nas ações de combate à criminalidade", disse ele, garantindo ao prefeito mais segurança para a cidade.
A procuradora-geral do município, Vanessa Volpi, também acompanhou o prefeito e o vice-prefeito.
A escolha
O pleito para a escolha do novo procurador-geral de Justiça ocorreu no dia 14 de março e contou com a participação de 780 membros. Zanicotti recebeu 418 votos e foi nomeado em 21 de março pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior.
Conforme determinam as constituições federal e estadual, o governador do Estado tem a atribuição de indicar o procurador-geral de Justiça entre os nomes que compõem a lista tríplice, formada pelos três candidatos mais votados.
Zanicotti é integrante do Ministério Público do Paraná há 28 anos, com atuação nas Promotorias de Justiça de Telêmaco Borba, São Miguel do Iguaçu, Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, União da Vitória, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Curitiba. Atualmente, é titular da 2ª Promotoria de Justiça da Criança e do Adolescente da capital.