O prefeito Rafael Greca, acompanhado da cônsul da Itália, Eugenia Tiziana Bérti, prestigiou, na noite desta sexta-feira (29/11), a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, no segundo dia de apresentações do Largo das Óperas, que acontecem nas Ruínas de São Francisco.
Greca, ao chegar, saudou o público.
“Eu aprendi a ouvir a música de Puccini pelos lábios da minha adorável Margarita, que adorava cantarolar ópera. Que a música de Puccini, que vamos ouvir agora – e é da alma da Itália –, reverbere no coração de todos vocês e lhes dê um feliz Natal”, disse.
O Largo das Óperas é uma atração inédita na programação do Natal, com uma série de apresentações com cantores e cantoras. O evento tem um significado especial, pois comemora o centenário da morte do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) e os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“Em especial, esta programação reforça a conexão cultural entre Itália e Paraná”, destacou Edson Bueno, diretor artístico dos espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. “Muito obrigada por esta comemoração, por este espetáculo fantástico”, agradeceu a cônsul italiana.
O Largo das Óperas também democratiza o acesso a essa forma de arte erudita para todas as idades. Com versões compactas de grandes clássicos de três das mais famosas óperas italianas – La Bohème, O Elixir do Amor e La Traviata –, o espetáculo acontece ao lado de uma árvore de luz de 12 metros, que completa o belo cenário.
La Bohème
A ópera executada conta a história de um grupo de jovens artistas em Paris, centrando-se no romance entre o poeta Rodolfo e a costureira Mimi. A relação é marcada por altos e baixos e acontece uma separação temporária. Quando os amantes se reencontram, Mimi está gravemente doente.
Programação
A apresentação de La Bohème, no Largo das Ruínas, acontece também neste sábado (30/11), às 20h. La Traviata será apresentada dias 3, 4 e 5 de dezembro, às 20h. E o Elixir do Amor, que tem ensaio geral aberto ao público na segunda-feira, dia 2 também às 20h, e finaliza a série nos dias 6, 7 às 20h e 8 de dezembro às 19h.
A atração é encenada no palco original, nas Ruínas de São Francisco. Em caso de chuva, a apresentação é transferida para a Galeria das Ruínas, localizada logo abaixo do palco principal, garantindo a continuidade da programação.
Presenças
Acompanharam a ópera La Bohème, no Largo das Óperas, nesta sexta-feira (29/11), também a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; o esposo da cônsul da Itália, Anders Lindblad; a secretária pessoal e dama de companhia da primeira-dama Margarita Sansone (falecida em agosto), Marisa Fonseca; e a assessora de gabinete Cibele Fernandes Dias.
A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, MiniPreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, AirPromo, Hard Rock Café, Família Madalosso, Grupo Servopa, PUCPR, Festtone, Sanepar e Compagas. A programação completa pode ser acessada no Guia Curitiba.