O prefeito Rafael Greca, acompanhado da cônsul da Itália, Eugenia Tiziana Bérti, prestigiou, na noite desta quinta-feira (5/12), a última sessão da ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, espetáculo que faz parte do Largo das Óperas, atração inédita do Natal de Curitiba em homenagem aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. Além de La Traviata, que teve três dias de apresentações líricas, a programação contou com o espetáculo La Bohème, de Puccini, e será encerrada com a Ópera O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti, também com três sessões nos dias 6, 7 e 8/12.
“Ocupar a cidade com a presença das famílias, com a possibilidade de todo mundo vir para a rua, de sempre que houver uma festa nós sairmos juntos e espantarmos qualquer possibilidade de mal é fazer o bem a Curitiba. É uma linda missão de cidadania, que Margarita e eu assumimos, que é usar Curitiba para fazer cultura”, disse Greca.
Famílias inteiras com seus curitibinhas, jovens, adultos e idosos lotaram o Largo do São Francisco para acompanhar a ópera de Verdi. Greca destacou os cantores líricos curitibanos e lembrou que Verdi era o compositor preferido de Margarita, que costumavam ouvir para brindar os êxitos de Curitiba.
“Vamos celebrar esta noite fantástica com Verdi, o mais importante compositor da história da Itália, neste lugar fantástico e mágico”, disse a cônsul da Itália, Eugenia Tiziana Bérti. “Eu agradeço ao prefeito Rafael Greca por possibilitar que tanta gente possa desfrutar desta ópera magnífica”, finalizou.
Para o diretor do espetáculo, Ricardo Trento, da Unicultura, a escolha das Ruínas do São Francisco para a encenação de espetáculos de ópera é icônica e emblemática para a cidade.
“Trazer música erudita para esse espaço democrático foi um sonho e uma inspiração que teve muitos parceiros para se tornar realidade”, definiu. “Existe um anseio das pessoas por escutar música de boa qualidade, que tocam a alma”.
Segundo Ricardo Trento, o público curitibano tem respondido bem à proposta e, mesmo com chuva, tem comparecido para acompanhar os espetáculos.
O Largo das Óperas democratiza o acesso a essa forma de arte erudita para todas as idades. Com versões compactas de grandes clássicos de três das mais famosas óperas italianas – La Bohème, de Giacomo Puccini, La Traviata, de Giuseppe Verdi e O Elixir do Amor, de Gaetano Donizetti –, o espetáculo acontece ao lado de uma árvore de luz de 12 metros, que completa o belo cenário.
La Traviata
A Ópera La Traviata é baseada em uma história real. Conta a história de Violetta Valéry, uma linda jovem que vivia de favores dos homens da nobreza e da alta sociedade de Paris, e Alfredo Germont, um jovem da alta burguesia. Os dois se apaixonam e abandonam a vida anterior para viver juntos, apesar dos protestos da família do jovem burguês. A ópera trata do drama da vida de Violetta até sua morte.
Programação
Esta foi a última apresentação da ópera La Traviata nas Ruínas do São Francisco, que teve outras duas sessões, nos dias 2 e 3/12. Antes dela, foi encenada La Bohème, de Puccini, nos dias 29 e 30/11. Encerrando a sequência de óperas, O Elixir do Amor será encenado nos dias 6 e 7 às 20h e 8 de dezembro às 19h.
A atração é encenada no palco original, nas Ruínas de São Francisco. Em caso de chuva, a apresentação é transferida para a Galeria das Ruínas, localizada logo abaixo do palco principal, garantindo a continuidade da programação.
Presenças
Acompanharam a ópera La Traviata, no Largo das Óperas, nesta quinta-feira (5/12), também o marido da cônsul italiana, Andres Lindblad, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro; e o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Mário Augusto Fontoura Júnior.
A Prefeitura de Curitiba realiza o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 com o patrocínio das empresas O Boticário, Uninter, MiniPreço, Ligga, Ademicon, Electrolux, ParkShoppingBarigüi, Volvo, AirPromo, Hard Rock Café, Família Madalosso, Grupo Servopa, PUCPR, Festtone, Sanepar e Compagas. A programação completa pode ser acessada no Guia Curitiba.