O prefeito Rafael Greca conheceu vários expositores da 4° edição do Smart City Expo Curitiba, que vai até esta sexta-feira (24/3) no Centro de Eventos Positivo, no Parque Barigui. Startups, empreendedores, entidades de fomento, aceleradoras e grandes empresas voltadas a inovações para cidades inteligentes estão presentes. O prefeito visitou os estandes da Engie, Ligga, HOTMILK, Sebrae-PR, AMA e AP Elettrolight.
“A empresa curitibana AMA é um exemplo de que inovação em cidades inteligentes precisa ser um processo social. É uma empresa que atua no segmento de preservação ambiental e ganhou em Austin, nos Estados Unidos, um dos maiores prêmios de inovação do mundo”, destacou Greca.
A proposta da AMA é contribuir com a limpeza das cidades com o suporte da tecnologia de redes sociais e a gamificação, criando influenciadores locais em microrregiões urbanas, conectando e remunerando vizinhos para que colaborem e participem de programas de educação ambiental, limpeza, zeladoria urbana e logística reversa.
A startup integra o ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, e recebeu o prêmio Melhor Empresa Bootstrap, uma das menções honrosas da disputa, entregue pelo SXSW, evento de inovação e economia criativa em Houston (EUA), à iniciativa que se destaque como negócio promissor, com criatividade e potencial.
Empresa líder em energia renovável, a Engie também está expondo no Smart City Expo Curitiba e foi visitada por Greca. A empresa venceu, no ano passado, o leilão de parceria público-privada (PPP) da Prefeitura de Curitiba. A capital espera reduzir a conta de luz em mais de 30% em dois anos. Esta é a primeira PPP realizada pelo município e a meta é que até o fim de 2024 todos os 75 bairros da cidade estejam utilizando luminárias LED, de acordo com as normas luminotécnicas aplicadas no Brasil.
Já a Ligga tem um estande especialmente elaborado para representar a conectividade no transporte público. Em parceria com a WDC Networks, uma empresa de tecnologia focada nos setores de telecomunicações, energia solar e enterprise, a Ligga apresentou para o prefeito de Curitiba equipamentos de reconhecimento facial e outras câmeras de leitura.
Conheça alguns expositores da Smart City Expo Curitiba 2023
Arlequim
Arlequim Technologies é a empresa que transforma qualquer equipamento em um supercomputador. Conteúdo, demonstrações, distribuição de Computadores Virtuais e até um concerto musical fazem parte das atrações que este patrocinador Global Partner preparou para os participantes. No estande da marca há uma bancada onde você pode comparar o desempenho entre um computador com e um computador sem Arlequim.
ABDI
A Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (IBDI) tem por missão estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo brasileiro. Apresenta no estande os projetos Conecta 5G e Sandbox para cidades, que proporcionam um ambiente urbano mais conectado e favorável à transformação digital de empresas e governos regionais. O Conecta 5G é um programa que usa infraestrutura inteligente para democratizar o acesso à quinta geração de rede móvel pelos municípios brasileiros.
Minsait/Indra
A Minsait apresenta sua proposta Phygital para gestão de cidades e territórios. Trata-se de um modelo inovador de governança, que visa conectar o mundo físico ao digital, a partir de soluções tecnológicas capazes de melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, garantindo eficiência na administração pública e redução dos impactos causados ao meio ambiente. Entre as soluções da empresa está a Smart Tourism, com serviços de consultoria e da plataforma de serviços digitais voltados a todos os agentes do destino (incluindo turistas e PMEs locais), gestão e exploração inteligentes de espaços, ativos e experiências; interação contextualizada com o turista, por meio de canais avançados de promoção e marketing; e um sistema de inteligência competitiva para o setor, baseado em dados.
Sebrae/PR
Num estande de 70 m², são realizadas rodadas de negócios para conectar prefeituras e empresas de tecnologias com soluções inovadoras para as cidades, além de estimular a conexão entre lideranças locais e empresariais. Também são feitos encontros setoriais que apresentam o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e histórias de sucesso de empresas que investiram em inovação. Entre os setores dessas ações, estão: Agronegócio, Construção Civil, Turismo, Saúde, Tecnologia da Informação, Educação e Varejo.
Intelbras
A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, apresenta diversos cenários com soluções voltadas para cidades inteligentes em funcionamento e em tempo real. O local conta com uma central de monitoramento por meio de um grande vídeo wall composto por oito monitores que mostram diversos cenários em tempo real: as soluções inteligentes instaladas no pavilhão do evento e na Cidade Pedra Branca, o principal case da companhia nessa vertical.
Governo do Paraná
A Secretaria Estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital comanda as ações do Estado na feira em um espaço compartilhado com Fomento Paraná, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Fundação Araucária, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Tecpar, Celepar, Copel, Sanepar, Detran, Compagas, Separtec e ecossistemas locais de inovação. A ideia é apresentar aos convidados e visitantes insigths sobre o setor e a transformação digital do Estado: programas estaduais de fomento e conexão de startups e empresas, linhas de crédito com juros reduzidos, plataformas e arranjos de pesquisa de conexão de pesquisadores, sete universidades estaduais com agências de desenvolvimento sustentável, chamadas públicas para incentivo à transformação energética e serviços digitais para a população.
Smart Sky e Belezaland
Duas empresas apresentam ao público experiências práticas para cidades e empresas no metaverso. A Smart Sky expõe uma experiência imersiva de Jurerê Internacional, bairro de Florianópolis (SC), com aplicação do software GeoBIM para a criação de um gêmeo digital voltado para gestão pública. Outra startup com experiência no metaverso é a Belezaland, de Curitiba, que lança sua primeira plataforma desenvolvida para criar espaços virtuais para cidades e para empresas que buscam oferecer uma nova experiência para seus clientes e colaboradores.
Tomorrow.Mobility
Após uma grande edição em Barcelona (Espanha) em 2022, o Tomorrow.Mobility, evento para acelerar a mobilidade urbana sustentável e inteligente em nossas cidades, estreou no Brasil durante a quarta edição do Smart City Expo Curitiba. Além de um programa de conferências com especialistas, o Tomorrow.Mobility tem uma área de exposição para apresentar as soluções mais inovadoras em mobilidade pelo mundo.
Prefeitura de Ponta Grossa
A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais, apresenta iniciativas como: Sala Digital, em que tutoriais explicam o passo a passo, sem deslocamento presencial e redução de custos; e Decola, programa de ideação de negócios voltado para os potenciais novos empreendedores (MEI, ME), com o foco no autoconhecimento, capacitação e inovação. Voltado para pessoas que querem empreender, não sabem por onde começar e estão em busca de encontrar o seu encaixe no mercado, tem como propósito auxiliar os futuros empreendedores na ideação de seus negócios, a partir da utilização de metodologias inovadoras.
HOTMILK/PUCPR
O Smart Startups by HOTMILK é um espaço exclusivo para que startups em fase de tração e com alto potencial de escalabilidade para fomentar negócios e economia apresentem suas soluções relacionadas a cidades inteligentes e se conectem com outras empresas. O espaço conta ainda com oito startups que fazem parte do hub da HOTMILK da PUCPR e que possuem relação com o tema do evento. Elas expõe as suas soluções para gerar negócios com outras empresas, startups e instituições.
Parque Tecnológico Itaipu – Brasil
Apresenta o primeiro Centro de Excelência em Smart Cities do Brasil, localizado em Foz do Iguaçu. O público pode conhecer no estande os produtos oferecidos pelo centro, entre eles: o programa em cidades inteligentes; qualificação e capacitação de equipes; teste, validação e certificação de tecnologias; implantação e operação de Centro de Gestão Integrada; matchmaking de negócios e os programas de Inovação Aberta. Localizado no Bairro Itaipu A, o Centro de Excelência em Smart Cities tem como propósito ser um ambiente de promoção da temática de Smart Cities para gestores públicos por meio da representação real de um ambiente de integração das operações urbanas em municípios, ao mesmo tempo em que trabalha em prol da inovação, empreendedorismo e negócios.
MAPZER
Empresa curitibana apresenta veículo com inteligência artificial de mapeamento urbano que faz transfers de experiência ao evento. Participantes podem conferir a tecnologia de IA que está revolucionando a gestão das cidades com o mapeamento de espaços urbanos. Por meio de um veículo que conta com uma câmera de alta resolução, sensores especiais e IA, a solução faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências como buracos em ruas e avenidas, falta de sinalização vertical ou horizontal, lixo em locais irregulares, entulho nas calçadas, tampas de bueiro quebradas, entre outros.