O prefeito Rafael Greca participou na manhã desta quarta-feira (2/11), da celebração do Dia de Finados na tradicional missa Pro Defunctis, na Capela da Glória. Rezada em latim e com repertório musical sacro, o ato religioso lotou o espaço que contou com a participação do Coral Gregoriano de Curitiba.
“Sufragamos os nossos queridos e também a memória das 700 mil vítimas da pandemia de covid-19 em todo o Brasil. Que descansem em paz”, disse o prefeito.
Rafael Grega também destacou a importância de se preservar a prática e o rito religioso, que é um monumento da fé católica e patrimônio cultural do Brasil e de todo mundo. “Devemos e podemos preservar a tradição”, ressalou.
Celebração
A missa de réquiem gregoriano do século XIII foi rezada pelo padre Emmanuel Cardoso, pároco do Tatuquara, que falou sobre a presença da urna fúnebre no altar. “A urna lembra os fiéis falecidos, mas também recorda a todos nós do nosso fim”, explicou o sacerdote.
A celebração obedeceu ao antigo rito católico romano, vigente até 1965, e contou com a participação do Coral Gregoriano de Curitiba, vozes masculinas. Destaque para a participação da solista Ornella de Lucca, que encantou a todos com a sua voz e a suavidade da música sacra.
Também assistiram à celebração, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a deputada estadual eleita, ex-secretária de Saúde, Márcia Huçulak, e o procurador do município de Curitiba, Miguel Adolfo Kalabaide.