O prefeito Rafael Greca faz viagem oficial a Barcelona (Espanha), neste sábado (4/11), onde apresentará experiências de Curitiba como cidade inteligente, sustentável e inovadora no Smart City Expo World Congress 2023. Ele também irá acompanhar a cerimônia de premiação do Smart City World Awards, em que Curitiba é finalista com seu projeto de cidade sustentável.
“Vou a Barcelona atender ao convite da Feira de Inovação, o Smart City World Congress, em que Curitiba já foi, por quatro vezes, premiada entre as seis cidades mais inteligentes do mundo. Depois de ter feito a Pirâmide Solar e de estar mobilizada com um plano de clima como nenhuma outra cidade do Brasil, Curitiba merece esse prêmio. Em Barcelona, também vou conversar com outras cidades contra o aquecimento global”, disse Rafael Greca.
Na capital da Catalunha, Greca cumprirá uma agenda de compromissos oficiais até o dia 12 de novembro, buscando novas parcerias internacionais e soluções inovadoras para a redução da emissão de poluentes na atmosfera.
Durante o período de viagem de Greca à Espanha, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assumirá, interinamente, a Prefeitura de Curitiba, entre 3 e 12 de novembro.
Cidade Inteligente e Sustentável
O Smart City World Congress é o maior encontro mundial das discussões sobre smart cities (cidades inteligentes) da franquia chancelada pela Fira Barcelona, do qual Curitiba também faz parte e sedia a edição brasileira.
O evento de cidades inteligentes em Barcelona, que este ano será realizado de 7 a 9 de novembro, é referência mundial entre os setores público e privado para o intercâmbio de novas tecnologias e serviços de cidades inteligentes.
No terceiro dia do congresso, na quinta-feira (9/11), Greca será um dos palestrantes e vai falar sobre as ações, programas e projetos da capital paranaense que a tornaram, nos últimos sete anos, referência em smart city e sobre a experiência de a cidade ser sede brasileira do Smart City Expo, que em março de 2024 chega à sua quinta edição.
Em 2023, o congresso de cidades inteligentes em Curitiba passou de dois para três dias e contou com 15 mil participantes, de 450 prefeituras de todo o Brasil, 180 palestrantes de 45 países e 65 expositores de produtos.
Presença curitibana
Além disso, a presença curitibana estará nos três dias do evento em Barcelona. Pela primeira vez, a cidade terá um estande da Prefeitura na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo as experiências exitosas de Curitiba, como a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; a Família Folhas; a Pirâmide Solar de Curitiba; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já, Curitiba em Movimento, Guia Curitiba, Curitiba APP; o e-Cidadão; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
Entre as seis mais inteligentes
Na quarta-feira (8/11), Greca participa da cerimônia de premiação do Smart City World Awards 2023, em que Curitiba é uma das seis finalistas na categoria City Award (Prêmio Cidade), reconhecimento concedido a cidades por estratégias globais que combinam projetos, iniciativas e implementações de políticas para os cidadãos.
Este é o quinto ano em que Curitiba está entre as seis finalistas, selecionada entre 411 propostas de cidades de 63 países. Também estão na disputa da categoria: Barranquilla (Colômbia); Izmir (Turquia); Makati (Filipinas); Cascais (Portugal) e Sunderland (Inglaterra).
Parcerias internacionais
Greca também vai se reunir com outros chefes do Poder Executivo municipal da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com o prefeito de Barcelona, Jaume Collboni Cuadrado, e com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha para ampliar oportunidades de investimento no Brasil.
Na agenda, também estão previstos encontros com o cônsul-geral do Brasil em Barcelona, Pedro Henrique Lopes Borio, e com empresários.
Agenda ambiental
A preservação do meio ambiente e o compromisso de Curitiba com a redução de poluentes na atmosfera serão reafirmados na participação de Greca no encontro de prefeitos da rede C40, da qual a capital paranaense é integrante.
A reunião é sobre estratégias de engajamento para a criação de áreas de emissão zero e políticas de Cidades de 15 Minutos, conceito de planejamento urbano adotado em Paris e que repensa a mobilidade urbana com menos deslocamentos e redução do uso de carros.
“Será uma reunião para conhecer e sugerir soluções inteligentes e inovadoras para criar cidades em que as pessoas possam ir e vir com rapidez e sem poluição”, adiantou Greca.
Entre os participantes, estão confirmados prefeitos ou vice-prefeitos de Barcelona, Santiago (Chile), Milão e Roma (Itália) e Tirana (Albânia), além do pesquisador franco-colombiano e professor da Universidade de Sorbonne Carlos Moreno, idealizador do método das Cidades de 15 Minutos.
A rede C40 (Rede de Grandes Cidades para Liderança Climática) é um grupo que conecta prefeitos de quase 100 cidades no mundo e líderes de diversos setores da sociedade para discutir medidas urgentes e de grande impacto no enfrentamento da crise climática.