Nesta terça-feira (16/5), o prefeito Rafael Greca deu início à Operação Inverno, para atender e preservar a saúde e integridade física das pessoas em situação de rua durante o período em que são registradas as menores temperaturas em Curitiba - de maio a setembro. O evento aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura e, na ocasião, o prefeito também lançou a Campanha do Agasalho 2023 - Doou Esquentou.
“É preciso andarmos e palmilharmos toda a cidade até que não percamos ninguém. Não queremos perder ninguém para o inverno e nós queremos multiplicar as ocasiões de resgate social”, disse o prefeito ao lado da primeira-dama, Margarita Sansone.
Greca destacou as estruturas disponíveis na cidade para o atendimento desse público, como os espaços do Mesa Solidária, restaurantes populares, abrigos e hotéis sociais, além das entidades religiosas e pessoas que atuam na rede de apoio. “Tudo pode ser feito se nos organizarmos em conjunto, assim não perderemos ninguém”, reforçou o prefeito.
A Operação Inverno é um trabalho da Fundação de Ação Social (FAS) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e conta com a participação de outras dez secretarias e instituições municipais. Também serão capacitados grupos de voluntários para atuar no atendimento à população em situação de rua e a campanha de arrecadação de agasalhos e cobertores.
Dentre as ações da Operação Inverno estão o acolhimento e a busca ativa das pessoas em situação de rua, o mapeamento e monitoramento dos locais onde elas costumam ficar, além do atendimento feito a partir dos pedidos da população registrados na Central 156.
Como vai funcionar a Operação Inverno
Até 15 de setembro, as ações de abordagem serão intensificadas nas noites com temperatura igual ou abaixo de 8ºC, com sensação térmica baixa ou com chuvas intensas.
Para ampliar a capacidade de acolhimento, a FAS disponibilizará 180 novas vagas, sendo 100 delas em uma casa de passagem no bairro Guabirotuba, e 80 vagas emergenciais no Campo Comprido. Com isso, o total de vagas de acolhimento oferecidas pela FAS chegará a 1.491, podendo ser ampliado conforme a demanda.
“Já iniciamos o reforço do atendimento que acontece 24 horas por dia. Assim que são expedidas as previsões meteorológicas, seja com aviso de baixas temperaturas ou chuva, esse atendimento é ampliado. Devemos ter um inverno bastante rigoroso este ano e por isso a necessidade desse esforço coletivo”, alertou a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.
Além de auxiliar com boletins e avisos meteorológicos, a Defesa Civil Municipal também colocará à disposição da Operação Inverno cerca de 2 mil voluntários cadastrados em sua rede de proteção e de defesa civil.
“Neste ano, além das vagas ofertadas pela FAS, vamos ter mais de 40 locais organizados que podem servir de abrigos emergenciais, caso haja necessidade. É um esforço coletivo de diversos órgãos da Prefeitura e demais entidades para que todas as pessoas que necessitem de amparo sejam atendidas”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Curitiba, inspetor Nelson Ribeiro.
A Operação Inverno também contará com a participação de voluntários. Os interessados poderão se inscrever no site da Prefeitura ou da Defesa Civil de Curitiba a partir do dia 17 de maio. Eles auxiliarão na distribuição de alimentos nos serviços de acolhimento institucional e na seleção e organização das roupas arrecadadas na Campanha Doou Esquentou.
A FAS oferecerá capacitações para os voluntários, sendo a primeira delas no dia 18 de maio, no auditório do Vale do Pinhão - Engenho da Inovação, no bairro Rebouças.
Presenças
Participaram do lançamento os secretários municipais Luiz Gusi (Segurança Alimentar e Nutricional), Cinthia Genguini (Comunicação Social) e Carlos Eduardo Pijak Jr. (Esporte, Lazer e Juventude); os vereadores Osias Moraes, jornalista Márcio Barros e Mauro Bobato; o assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro; os administradores regionais do Cajuru, Portão, Santa Felicidade e Pinheirinho; o reitor da Universidade Positivo, Roberto Di Benedetto; a gerente de RH da Rede Supermercados Condor, Charmoniks Heuer; o diretor de RH e TI do Supermercado Festval, Paulo Beal; a analista de Gestão Empresarial Jr. da Ritmo Logística, Talita Barbosa Kruscielski; o controlador-geral do Município, Daniel Conde Falcão; representando o Simepar, Marco Antônio; e o coordenador estadual da Defesa Civil, Fernando Schünig.