Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Vale do Pinhão para o mundo

Greca lança o Invest Curitiba, programa para atrair investimentos e negócios para a cidade

Prefeito Rafael Greca acompanhado do Vice Prefeito Eduardo Pimentel, do Presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, da CEO da Invest Alberta, Lynette Tremblay, do Diretor de Relações Internacionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis e outras Autoridades, lança o programa de atratividade econômica "Invest Curitiba" e assina protocolo de inteções. Curitiba, 20/09/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

O prefeito Rafael Greca lançou, na tarde desta quarta-feira (20/9), o Invest Curitiba, programa de atratividade econômica da Prefeitura e Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação para captar novos negócios para a cidade, ampliando as oportunidades de investimentos nacionais e internacionais no ecossistema de inovação, o Vale do Pinhão.

Ao lado do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, e do presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, Greca entregou ao município mais esta ferramenta para a promoção da cidade no setor empresarial e industrial de todo o Brasil e do mundo.

O lançamento foi realizado no Salão Brasil da Prefeitura de Curitiba e também contou com a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba e a Câmara do Comércio Brasil-Canadá (CCBC), marcando a primeira ação de promoção internacional do Invest Curitiba.

"Curitiba tem buscado recursos internacionais para financiar o empresariado inovador. Quem quiser apostar em programas de inovação vai ter como instrumento o Invest Curitiba, que vai ajudar, no âmbito do Vale do Pinhão, a formatar projetos que tornem nosso ecossistema, cada vez mais,  uma roda de prosperidade” destacou o prefeito.

Invest Curitiba

Invest Curitiba conta com um site próprio com informações sobre os potenciais para negócios na capital paranaense, em três idiomas (português, inglês e espanhol). O site também é porta de entrada para os primeiros contatos de empresas que queiram se instalar na cidade, firmar parcerias ou investir em soluções criadas pelas startups e empresas curitibanas, contribuindo para a internacionalização da capital paranaense.

Eleita cidade mais inteligente do Brasil e referência internacional por seus programas de inovação, sustentabilidade, transporte público, qualidade de vida e preservação do meio ambiente, Curitiba tem um ambiente promissor para novos negócios e aportes financeiros internacionais.

“Somos uma cidade que apoia o empreendedor e o Invest Curitiba fortalece este apoio a todo o setor produtivo da cidade. Criamos soluções que são exportadas para o mundo todo e queremos contribuir para que a economia da cidade se fortaleça”, declarou o vice-prefeito Eduardo Pimentel.

Negócios com o Canadá

A assinatura do Protocolo de Intenções entre a Agência Curitiba e a CCBC teve a participação do Invest Alberta, agência que desempenha o mesmo papel de atração de negócios do programa curitibano na província canadense. Desde 2020, o Invest Alberta apoiou o compromisso de quase US$ 20 bilhões em investimentos para a província canadense.

"Esse intercâmbio com o mundo faz de Curitiba o melhor lugar para os investimentos e a melhor cidade do Brasil nesse momento para se viver. O dia de hoje marca o diálogo do Sul com o Norte do mundo, do Brasil com o Canadá. Há muito o que aprender dos dois lados do mundo e há muito a ser feito. Podemos fazer isso alargando horizontes", comemorou o prefeito de Curitiba.

O protocolo vai gerar acordos de cooperação de Curitiba com empresas, universidades e investidores canadenses; bem como ações e eventos de intercâmbio e relacionamento da cidade com instituições de tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico do Canadá.

A parceria firmada nesta quarta-feira foi possível a partir de uma viagem do presidente da Agência Curitiba, Dario Paixão, em junho, para a região de Alberta, para conhecer o ecossistema de inovação de lá e estreitar relacionamentos para novos negócios.

Alberta

Uma comitiva canadense formada por representantes do CCBC, do Invest Alberta e outras instituições acadêmicas, de financiamento e de investimentos do país norte-americano, compareceu ao evento para acompanhar a assinatura do documento.

Alberta é a quarta maior província canadense e sua vocação econômica gira em torno da pecuária, petróleo e agricultura. A capital Edmonton e Calgary estão entre as principais cidades.

A província do país da América do Norte conta com mais de 900 empresas com expertise no desenvolvimento de tecnologias limpas, incluindo startups que trabalham com empresas de petróleo e gás, além de uma estrutura de instituições de acesso a financiamentos. Também é conhecida por empregar tecnologias modernas para aumentar a produção e a eficiência no setor agrícola.

“Estamos muito felizes com essa parceria que aproxima os ecossistemas de negócios e de inovação de ambos”, destacou o diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), Paulo de Castro Reis.

Reis destacou, ainda, o potencial de negócios entre a capital paranaense e Alberta pela similaridade nos negócios. “Nossos setores econômicos de força são os mesmos: a transição energética, as empresas do agrotech, as soluções em biotecnologia e o pensamento inovador para o uso de novas tecnologias, como a inteligência artificial”, citou.

Agenda em Curitiba

Nesta quinta-feira (21/9), a comitiva canadense irá visitar programas de smart city de Curitiba e atores do ecossistema de inovação da cidade, como a Muralha Digital e a Fazenda Urbana. No tour, também estão previstas visitas a atores do Vale do Pinhão, como incubadoras e aceleradoras de startups, como a Habitat, da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e a Hotmilk, da PUCPR.

Integram a comitiva de Alberta em Curitiba: a diretora de Operações do Invest Alberta, Lynette Tremblay; a gerente de Atração de Investimentos do Invest Alberta, Cecilia Oteiza Ayres; o gerente de Atração de Investimentos da Edmonton Global, Jeff Bell; o reitor associado da Faculdade de Ciências Naturais e Aplicadas da Universidade de Alberta, David Brassier; o diretor associado da Universidade de Alberta, Cristian Gonzalez Paez; o gerente de Programa, Negócios Industriais e Atração de Investimentos da Fort McMurray Wood Buffalo, Craig Warden; a diretora de Assuntos Clínicos, Inovação Farmacêutica Aplicada e Inovação do Applied Pharmaceutical Innovation (API); Julianna Weber; a bioestatística do API Fernanda Talarico; e a diretora da região Oeste CCBC, Patrícia Garcia da Rosa.

Também estiveram no lançamento do Invest Curitiba: o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; o assessor chefe de Relações Internacionais da Prefeitura, Rodolpho Zanin Feijó; os vereadores Mauro Bobato, Rodrigo Reis, Bruno Pessuti, Pierpaolo Petruziello, Indiara Barbosa e Serginho do Posto; a embaixadora do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores do Paraná, Ligia Maria Scherer; a cônsul honorária de Luxemburgo em Curitiba, Andrea Vianna; o cônsul honorário da República Federal da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter; a cônsul honorária da Romênia em Curitiba, Carolina Mariah Henning Sanches; a assessora no Consulado-Geral do Japão em Curitiba, Kumiko Abe; o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Antônio Athayde; o vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, Adriano Greco da Fonseca; o cônsul honorário da Federação da Rússia em Curitiba, Acef Said; a diretora da ADVB-PR, Gyslaine Muraro, representando Claudio Stringari; a presidente do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, Marcia Krama; a presidente da FAS, Maria Alice Erthal; a presidente do IMT, Tatiana Turra; o presidente do ICI, Mauricio Pimentel; o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone; o diretor do Invest Paraná, Giancarlo Rocco; a presidente do LIDE-PR, Heloísa Garrett; representantes da Fomento-PR, Fecomércio-PR, de empresas e startups da cidade.

Em alta