Nesta terça-feira (28/3), véspera do aniversário de 330 anos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca deu largada à nova etapa do programa de recuperação da malha viária, que vai contemplar 222 ruas da cidade com mais 120 km de asfalto novo - trecho que equivale à distância entre Curitiba e Ponta Grossa.
As obras vão assegurar qualidade de vida e segurança aos moradores de 49 bairros das dez administrações regionais.
“É com alegria que celebramos, na véspera do ditoso aniversário de 330 anos da fundação da Câmara Municipal e da cidade de Curitiba, mais 120 km de asfalto novo. Quero terminar este ano com mais de 900 km de pavimento e finalizar a gestão com 1000 km, porque queremos que a cidade seja bem servida para seu povo”, disse Greca.
O investimento nesta etapa será de R$ 160 milhões, com a previsão de abertura de aproximadamente 900 empregos de forma direta e indireta. As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.
São duas etapas de obras com 234 trechos de vias contempladas com as melhorias (em algumas ruas há mais de um trecho de obras).
Na primeira etapa, já em andamento, são 60 km de asfalto novo em 110 ruas de 40 bairros. Na segunda etapa, cujas obras estão em processo de licitação, serão mais 60 km, em 118 ruas, de 34 bairros.
Bairro Alto
O anúncio da expansão do programa Asfalto Novo, que já ultrapassou 825 km de pavimentação na cidade, aconteceu durante a vistoria feita por Greca na obra de reciclagem da Rua Sebastião Alves Ferreira, no Bairro Alto.
A rua está entre as primeiras a serem recuperadas na nova etapa do programa. Está recebendo manutenção em 3.209 metros, no trecho entre as ruas Rio Juruá e José Veríssimo.
Apontada pelos moradores no Fala Curitiba, programa de audiência pública da Prefeitura, a rua corta o Bairro Alto e o Atuba e faz ligação com Pinhais, na região metropolitana. Serve como rota ao transporte coletivo.
Os moradores saíram de casa e dos comércios e foram ao encontro do prefeito para agradecer a obra.
“Chegou em boa hora, reivindicamos a melhoria porque é um bem coletivo de quem mora ou passa pelas ruas do Bairro Alto”, contou José Simão Soares Oliveira, o Zé da Farmácia, como é conhecido o popular morador da região e que esteve entre os mobiizadores que participaram do Fala Curitiba.
A dona de casa Lucia Rocio de Melo, que há 20 anos vive no Bairro Alto, ficou satisfeita com o início das obras que vão acabar com a poeira que a impedia de deixar as roupas secando no varal. “A rua estava uma colcha de retalhos de tantos remendos. Sem buracos vai acabar a poeira que sujava a calçada e as roupas que eu estendia para secar”, relatou Lucia.
Frentes de trabalho
O secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, explica que as frentes de trabalho avançam dia a dia, quadra a quadra pelos bairros, a partir de um cronograma que pode sofrer interferência quando chove muito. Há sinalização e orientação para os motoristas em todas as intervenções.
“São obras relativamente rápidas, que ocasionam um contratempo momentâneo, principalmente no trânsito, mas que promovem benefícios duradouros. Nos próximos meses é importante que os motoristas fiquem atento às sinalizações, pois teremos equipes trabalhando por toda a cidade”, disse Rodrigues.
Bairros contemplados
Serão beneficiados com as obras desta nova etapa: Bairro Alto, Santa Cândida, Pilarzinho, Abranches, Tingui, Barreirinha, Butiatuvinha, Santa Felicidade, São João, São Braz, Santo Inácio, Jardim das Américas, Capão da Imbuia, Tarumã, Cajuru, Uberaba, CIC, Cabral, Mercês, Portão, Parolin, Campo Comprido, Água Verde, Guaíra, Santa Quitéria, Fazendinha, Umbará, Sítio Cercado, Ganchinho, Boqueirão, Xaxim, Alto Boqueirão, Hauer, Novo Mundo, Capão Raso, Pinheirinho, Fanny, Lindóia, Tatuquara, Campo de Santana, Bacacheri, Boa Vista, Augusta, Bigorrilho, Lindóia, Guaíra, Vista Alegre, Cascatinha e Mossunguê.
As obras da nova fase do programa vão acontecer pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. A técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida.
Desde 2017, o programa Asfalto Novo soma 1.693 ações de pavimentação já realizadas ou em andamento em 1.443 ruas da cidade, sendo que algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos. A extensão total de Asfalto Novo é de 825.689 metros.
A Prefeitura priorizara ruas com unidades de saúde e escolas; as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, aquelas escolhidas pela população pelo 156 e Fala Curitiba.
Acompanharam a vistoria à obra e lançamento da nova etapa do programa a administradora da Regional Boa Vista, Janaína Lopes Gher, a equipe de engenheiros da Smop e os vereadores Mauro Inácio, Beto Moraes, Oscalino do Povo, Ernani Silva, Tico Kuzma, Leônidas Dias, Serginho do Posto, Tânia Guerreira e Mauro Bobato.
Também prestigiou o momento Fernando Johnson, presidente da Pra Skate, que aproveitou o encontro com o prefeito para entregar um livro sobre a história do skate na cidade e agradecer a implantação e manutenção de pistas para a modalidade em Curitiba.