Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
52 áreas de preservação

Greca inaugura o Parque Municipal São Francisco de Assis, integrado ao novo Hospital Veterinário

Prefeito Rafael Greca inaugura o Parque São Francisco de Assis, junto ao Hospital Veterinário Municipal, no Taboão. Curitiba, 16/12/2024. Foto: José Fernando Ogura/SMCS

Curitiba ganhou um novo parque nesta segunda-feira (16/12): é o Parque Municipal São Francisco de Assis, no bairro Taboão. A área de preservação integra o novo Hospital Veterinário Municipal, também inaugurado hoje.

“Que todos e cada um dos animais da Terra sejam louvados por esse parque que Curitiba entrega hoje, no limiar do Natal de 2024, para os que vão nascer e para seu glorioso futuro”, disse o prefeito Rafael Greca, na cerimônia de inauguração.

O São Francisco integra os 52 parques da cidade e fica em uma área de 68.467,05 m² cedida à Prefeitura de Curitiba pela empresa Votorantim Cimentos S.A, que até então era conhecido como Parque das Esculturas da Votorantim.

O parque possui trilhas para caminhada, que foram revitalizadas pela Prefeitura, e agora se tornaram uma opção para lazer no Taboão, completadas com a contemplação das mais de 10 esculturas de concreto da Votorantim.

“A área foi doada com muita sensibilidade pela Votorantim para a Prefeitura, para a criação do parque público e instalação do Hospital Veterinário”, disse a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias.

O Parque São Francisco de Assis também representa o compromisso de Curitiba com a conservação da biodiversidade e é uma área significativa de floresta com araucárias, espaço de solturas recentes de animais recuperados pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre – CAFS, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, e também recebeu caixas de abelha do projeto Jardins de Mel.

Presenças

Também acompanharam a inauguração do Hospital Veterinário Municipal o secretário de Planejamento do Estado do Paraná, Guto Silva; o delegado de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias; o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz; o controlador-geral de Curitiba, Daniel Conde Falcão; o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Mário Augusto Fontoura Júnior; a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; os superintendentes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente: de Controle Ambiental, Ibson Gabriel Martins de Campos, e de Obras e Serviços, Jean Brasil; os diretores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente: de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, de Parques e Praças, Giovando Amorim Romanine, de Recursos Hídricos e Saneamento, Antônio Carlos Gerardi, de Limpeza Pública, Edelcio Marques dos Reis, de Serviços Especiais, Clarissa Grassi Dias, e de Mudanças Climáticas, Felipe Maia Ehmke; os administradores regionais do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, da Fazendinha/Portão, Gerson Gunha, e do Cajuru, Narciso Doro Júnior; o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; os vereadores Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Bruno Pessuti, Hernani, Jornalista Márcio Barros, Mauro Bobato, Oscalino do Povo, Tico Kuzma, e as vereadoras eleitas Andressa Bianchessi, Meri Martins e Rafaela Lupion; o deputado estadual Luis Curti; e o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.

Em alta