Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção social

Greca inaugura duas novas unidades para atendimento a pessoas em situação de rua

Entrega da Casa de Passagem Padre Pio que foi recentemente reformada pela Prefeitura. A casa irá ofertar serviço de acolhimento para até 110 pessoas, homens de 18 a 59 anos - Curitiba, 01/04/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

 

Curitiba tem duas novas unidades para atendimento a pessoas em situação de rua, inauguradas nesta sexta-feira (1/4) pelo prefeito Rafael Greca. A Casa de Passagem Padre Pio e o Centro de Referência Especializado para População de Rua (Centro Pop) ficam na Praça Solidariedade, no Rebouças, onde a Prefeitura mantém um complexo com serviços para esse público. Entre eles, acolhimento e o Mesa Solidária, que faz a distribuição gratuita de refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A Casa de Passagem Padre Pio homenageia o padre italiano Pio de Pietrelcina, que dedicou parte de sua vida às famílias vulneráveis e foi canonizado em 2002. O local vai ofertar serviço de acolhimento 24 horas, todos os dias da semana.

No prédio ao lado, o Centro Pop passa a oferecer atendimento especializado, individual e coletivo, com o objetivo de favorecer a busca de autonomia e superação da situação de rua, a entrada na rede socioassistencial e a reinserção familiar e comunitária.

O prefeito Rafael Greca destacou a importância do trabalho permanente e da rede de apoio para melhorar o alcance e efetividade das ações de assistência social. "Essa unidade amplia e melhora o árduo trabalho desenvolvido pela nossa Fundação de Ação Social, a FAS, que dá apoio digno e humano a quem mais precisa, de forma permanente", disse.

“Ao lado da FAS, uma importante rede de apoio é fundamental para dar segurança alimentar e nutricional para nosso povo, como é o caso do Terreiro Vovó Benta, das instituições da Igreja Católica e toda grande cadeia de mais de 90 entidades que nos ajudam”, completou o prefeito, ao se referir aos voluntários que fazem parte do programa Mesa Solidária.

Greca inaugurou a unidade ao lado de servidores e convidados como o padre José Aparecido, da Ação Social do Paraná, que fez uma benção do local. O prefeito foi presenteado pelo presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, com uma imagem de Padre Pio.    

Casa de Passagem  

A Casa de Passagem Padre Pio tem capacidade para atender diariamente até 110 pessoas, homens de 18 a 59 anos, em um espaço amplo e moderno, o que garante mais conforto aos usuários e melhor estrutura de trabalho para os servidores.

O imóvel de 1.000 metros quadrados passou por uma ampla reforma, foi totalmente reestruturado, obra que custou mais de R$ 2 milhões. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Mauro Magnabosco, e a readequação do espaço foi coordenada por Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. Ambos participaram da inauguração.

A unidade conta com quatro dormitórios, sanitários, locais de banho, sala para atendimento social individualizado, sala multiuso para reuniões, oficinas, palestras e atividades socioeducativas, refeitório, guarda-pertences e lavanderia.

Além disso, há um sistema interno de segurança contra incêndios e rede lógica para computadores, já abrindo caminho para a instalação dos equipamentos e acesso à internet. No local os usuários vão receber kits para higiene pessoal, roupas e calçados.

A Casa de Passagem Padre Pio está instalada onde anteriormente era um ginásio poliesportivo que, em 2017, foi repassado para a FAS para acolhimento provisório durante a Ação Inverno - Curitiba que Acolhe, realizada todos os anos para proteger as pessoas em situação de rua do frio.

“Nessa nova unidade vamos oferecer mais que acolhimento em camas limpas e quentes. Aqui as pessoas em situação de rua poderão fazer refeições e também participar de oficinas e cursos profissionalizantes”, ressaltou o presidente da FAS.

Vilaruel adiantou que a unidade vai receber, em breve, o primeiro curso de calceteiro de petit pavê, que será oferecido gratuitamente pelo programa Liceu de Ofícios à população.

Atendimento

Neste primeiro momento a Casa de Passagem Padre Pio vai acolher os usuários que já estão instalados na Casa de Passagem Solidariedade, que funciona na mesma praça e será reformada com a construção de banheiros, sanitários, lavatórios e lavanderia, serviços hoje prestados em contêineres, em ambiente externo.

Mas o atendimento na unidade também será feito por busca espontânea e por meio de encaminhamentos da rede socioassistencial, formada pela Central de Encaminhamento Social 24 Horas (CES), abordagem social, Centros Pop e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Na unidade, os acolhidos terão acesso a guarda-volumes, roupas limpas, material de higiene pessoal, banho, camas com lençóis, fronhas e cobertores limpos e alimentação. O atendimento social técnico, disponível durante o dia, faz encaminhamentos de acordo com a demanda específica de cada usuário, visando a superação da situação de vulnerabilidade.

Todos os acolhidos serão encaminhados para participar das oficinas socioeducativas desenvolvidas pelo Centro POP, que vai funcionar das 8h às 18h, podendo optar pelo retorno no final da tarde.

Centro Pop

No Centro Pop, que oferta atendimento especializado individual e coletivo visando à superação da condição de vulnerabilidade e situação de rua, serão oferecidas oficinas e atividades socioeducativas nas áreas de assistência social, saúde, educação, trabalho, emprego e renda e esporte e lazer.

A unidade atenderá adultos, idosos e famílias que usam as ruas como espaço de moradia. A capacidade de atendimento será de 50 famílias ou pessoas por dia.

O funcionamento da unidade será de segunda a sexta-feira. Nos fins de semana e feriados, o atendimento das necessidades básicas, como alimentação e higiene, será feito na Casa de Passagem Padre Pio.

Curitiba conta agora com três Centros Pop regionalizados, o Solidariedade, Boqueirão e Matriz. Em 2021, os Centros Pop de Curitiba fizeram 91,6 mil atendimentos, enquanto as Casas de Passagem realizaram 102.156 acolhimentos.

Presenças

Participaram do evento o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Tico Kuzma, os vereadores Márcio Barros e Marcelo Fachinello, o defensor público Antônio Vitor Barbosa de Almeida, a administradora Regional da Matriz, Rafaela Lupion, e os secretários municipais do Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior, e da Comunicação Social, Cinthia Genguini.

E, ainda, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o presidente da Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab), José Lupion Neto, o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro de Souza, e o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior.

Da FAS estiveram presentes a diretora de Atenção à População em Situação de Rua, Maria Alice Erthal, a chefe dos Núcleos Regionais, Veranice Vieira de Lara Hayashida, a assessora Eliane do Rocio Wosgerau Santos, a supervisora do Núcleo da FAS Matriz, Rosane Nunes Zana, e as coordenadoras da Casa de Passagem Padre Pio, Viviane Wengrzynskiv, e do Centro Pop Solidariedade, Eridan Rocha.

O administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, o assessor de Políticas da Diversidade Sexual, Fernando Ruthes, a assessora da Políticas de Promoção de Igualdade Racial, Marli Teixeira, o diretor de Políticas Sobre Drogas, Thiago Ferro, o gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), com o qual a FAS mantém parcerias para a realização de cursos, Marco Antônio Biss, Lilian de Iemanjá, do Terreiro Vovó Benta, e Fábio Lugarini, da House Church, também participaram.