Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Inclusão

Greca inaugura complexo para curitibinhas que precisam de atendimento educacional especializado

o prefeito Rafael Greca acompanhado da secretária de Educação Maria Sílvia Bacila, inaugura o Complexo Municipal de Referência de Atendimento Educacional Especializado, no bairro Cristo Rei. Curitiba, 21/11/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Na manhã desta quinta-feira (21/11), o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, inaugurou o Complexo Municipal de Referência de Atendimento Educacional Especializado, no bairro Cristo Rei. Com capacidade para atender mensalmente a 820 estudantes, o espaço reúne a Escola Municipal na Modalidade de Educação Especial Helena Wong - a 4ª da rede municipal de ensino nessa modalidade -, dois Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs) – um dedicado a Altas Habilidades/Superdotação e outro à Síndrome de Down –, além de um Centro de Desenvolvimento Profissional.

Ao som da Banda Lyra e rodeado por famílias atendidas pela rede municipal de ensino e de profissionais da área, Greca falou da importância do complexo, reafirmando o compromisso com a educação plena, a inclusão e o cuidado com os curitibinhas.

“Esse espaço abre-se para a educação plena e representa o bem que nós desejamos aos curitibinhas. A inclusão é o que se faz quando se trata de maneira especial aqueles que precisam de habilidades especificas e é, sobretudo, nosso compromisso incondicional com a Curitiba, cidade educadora”, disse Greca.

Com um investimento aproximado de R$ 472 mil, o complexo localizado no nº 1.680 da Avenida Souza Naves, foi projetado para ampliar a rede de atendimento educacional especializado da cidade, beneficiando crianças e estudantes com altas habilidades, Síndrome de Down ou outras necessidades educacionais específicas. São 1.546m² de área contruídda distribuídos em três pavimentos.

Escola Helena Wong

A Escola Municipal Especializada Helena Wong tem capacidade para 180 estudantes de 4 a 24 anos, na modalidade Educação Especial, com uma infraestrutura inovadora, incluindo cozinha experimental, biblioteca e salas para oficinas criativas, entre elas a Sala de Estimulação Multidisciplinar (IUP6D), a primeira da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. O espaço sensorial foi desenvolvido para ajudar no desenvolvimento dos sentidos, da mente e dos movimentos, com um ambiente interativo e recursos tecnológicos modernos e práticos.

CMAEEs

O CMAEE de Altas Habilidades oferece ambientes equipados para estimular múltiplas áreas do conhecimento, como tecnologia, música, artes e ciências. Já o CMAEE Síndrome de Down possui uma Sala de Estimulação Multidisciplinar inédita na rede municipal, focada no desenvolvimento sensorial e motor dos estudantes.

A secretária de Educação Maria Sílvia Bacila destacou o compromisso da gestão do prefeito Rafael Greca com a inclusão.

 “Celebramos hoje a entrega de um espaço que reúne quatro possibilidades: a nossa quarta escola especial, que era um sonho para a rede, dois centros específicos para atendimentos em Síndrome de Down e Altas Habilidades, além do centro de desenvolvimento profissional que reúne maior condição de estudo, pesquisa e, portanto, irradia o conhecimento não só para nossas unidades em Curitiba, mas para o Brasil inteiro”, explicou Maria Sílvia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

O novo complexo, completou a secretária, reflete o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo uma educação inclusiva e reduzindo desigualdades.

Os servidores municipais Debora Cavichiolo de Souza e João Luiz de Souza comemoraram a inauguração do complexo onde o filho Matheus, de 7 anos, será atendido no próximo ano no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE) de Altas Habilidades/Superdotação.

“O espaço é incrível, a estrutura é inovadora e certamente vai complementar o desenvolvimento no nosso filho”, disse Joao Luiz.

A solenidade contou com o descerramento de placas, visitas guiadas às instalações e homenagens à pintora Helena Wong que dá nome ao espaço e a benção proferida pelo padre André Biernaski da Paróquia Nossa Senhora Aparecida que, antes da oração, fez uma apresentação de flauta de boca.

A inauguração contou com a presença do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; da Administradora da Regional Matriz, Bruna Nowak da Silva; da diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado (DIAEE), Liliamar Hoça; da diretora do CMAEE de Altas Habilidades/Superdotação, Flávia Fernanda Majcher Cardoso; da diretora do CMAEE Síndrome de Down, Fabiana Neves; da diretora da Escola Municipal na Modalidade de Educação Especial Helena Wong, Adriana Pinnow Nunes Cordeiro; além dos vereadores Sidnei Toaldo e Mauro Bobato; do proprietário do imóvel, Sleiman de Castro Fayad; e do presidente da Associação Cultural Chinesa do Paraná, José Luiz Chong.

Em alta