O prefeito Rafael Greca inaugurou nesta sexta-feira (13/12) a requalificação viária realizada nas ruas Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello que agora formam um novo binário entre os bairros Fanny e Novo Mundo. São 5,3 km de intervenções que serviram para reorganizar o trânsito local e integram o Lote 2 do Novo Inter 2. É a segunda entrega do importante projeto que abrange 28 bairros e traz avanços para o sistema de transporte coletivo de Curitiba.
No binário, as duas vias paralelas, antes de mão dupla, foram convertidas em sentido único, com a requalificação completa. Agentes de trânsito estão no local para orientar os motoristas, enquanto a Setran destaca a importância de atenção à nova sinalização.
“Minha gestão termina em glória, em amor do povo e com o nosso coração em festa! Entregamos mais um binário, dessa vez na confluência da Avenida Brasília, com as ruas Maestro Francisco Antonello e Major Vicente de Castro com uma via em concreto armado, que serve ao eixo do Inter 2 que é a grande obra que envolve 38 quilômetros em 28 bairros da cidade e outra requalificada com novo asfalto, todas com calçadas amplas, seguras e acessíveis”, disse o prefeito Rafael Greca.
As melhorias incluem 5,3 km de pavimentação renovada, 2.782 metros de drenagem, 19 mil metros quadrados de calçadas inclusivas com 216 rampas de acessibilidade, além de 133 luminárias de LED, paisagismo e o plantio de 400 mudas de ipê amarelo.
As obras haviam sido iniciadas em novembro do ano passado. O investimento para requalificar completamente as duas vias foi de R$ 53 milhões e os trabalhos foram coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
O novo binário no Fanny é um exemplo do compromisso da gestão com a mobilidade urbana, unindo infraestrutura moderna, acessibilidade e sustentabilidade para atender melhor à população", afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Repercussão
Os moradores e comerciantes interromperam suas atividades para acompanhar a inauguração. O empresário e presidente da Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Adetur), Eros Tozetto, fez questão de cumprimentar o prefeito e relembrou que esteve presente em duas importantes entregas realizadas na gestão. Além do binário, Eros participou da inauguração das obras de revitalização da Avenida Manoel Ribas, em 2018, ambas fundamentais para a valorização das regiões.
“Que boa coincidência esses dois momentos que mostram como a Prefeitura tem cuidado da cidade, promovendo o desenvolvimento dos bairros e, consequentemente, das pessoas. Com essas obras estruturais, todos nós que vivemos ou temos imóveis nos bairros estamos nos esforçando - investindo também nos nossos empreendimentos - para acompanhar as transformações realizadas pelo município”, destacou Eros.
Para o casal Júlio e Bruna Costa, moradores e proprietários do Estúdio de Dança 7i8, localizado na Rua Major Vicente de Castro, as obras trouxeram um impacto positivo e transformaram completamente a região.
“As obras ficaram fantásticas. Antes, era apenas uma rua comum de bairro, sem atrativos. Agora, temos uma avenida viva, movimentada, com infraestrutura que proporciona segurança, conforto e visibilidade para quem mantém comércios na região”, afirmou Júlio.
Lote completo
Também integram o Lote 2 do Novo Inter 2 as ruas Andorinhas, Perdizes e Bôrtolo Gusso. As cinco ruas receberam obras de drenagem, terraplanagem, pavimentação, iluminação pública, paisagismo e implantação de novas calçadas, sinalização e infraestrutura de fibra ótica. Os serviços vão avançando trecho a trecho.
O objetivo das obras é dar suporte ao tráfego da Avenida Brasília, por onde vai circular o Novo Inter 2. Pelas vias do novo binário vão circular linhas alimentadoras. No total, no Lote 2 (pacote 1) são 5,7 km de obras que vão mudar o perfil das principais vias locais e dar suporte ao trânsito e ao deslocamento do transporte coletivo.
Melhoria nas vias
Na Rua Major Vicente de Castro, foram realizados 2,2 km de pavimentação rígido em concreto, complementados por 2.782 metros de drenagem. A via recebeu 9.856,74 m² de novas calçadas, equipadas com 106 rampas de acessibilidade, além da instalação de 65 luminárias de LED e o plantio de 280 mudas de ipê amarelo.
Já na Rua Maestro Francisco Antonello, a requalificação incluiu 2,2 km de pavimentação com reciclagem e asfalto, 9.381,42 m² de calçadas novas com 110 rampas de acessibilidade, a instalação de 68 luminárias de LED e o plantio de 120 mudas de ipê amarelo.
Linhas de ônibus
A partir da implantação do novo binário, cinco linhas de ônibus têm alteração de itinerário. A linha 561-Guilhermina passa a operar pelas ruas José Taschner e Major Vicente de Castro, sentido Centro. A 616-Portão/Sta Bernadethe vai circular pelas ruas Major Vicente de Castro e Durval Pachêco de Carvalho, sentido Terminal Portão. A linha 621-Fanny passará pelas ruas Brasílio Ribas e Major Vicente de Castro, sentido Terminal Hauer.
A linha 663-V.Cubas vai passar pelas ruas Emanoel Kant, Infante Dom Henrique, Av. Brasília, Major Vicente de Castro e Brasílio Ribas, sentido Centro e a 689 -Mad. São Pedro/R. Negro vai passar pelas ruas Major Vicente de Castro e Brasílio Ribas, sentido Centro, a partir do início da operação do sábado (14/12).
Estratégico
Com mais de 40 km de itinerário no sentido horário e anti-horário e impacto em 28 bairros em uma área de influência de 580 mil moradores, o Novo Inter 2 é um salto de inovação no sistema público de transporte coletivo de Curitiba. O projeto para a segunda maior linha de passageiros da cidade (Inter 2) recebe investimentos da ordem de U$ 106,7 milhões do Banco Interamericano Internacionais (BID) e U$ 27,1 milhões em contrapartidas da Prefeitura para a requalificação de pavimentação, com nova drenagem, calçamento, iluminação e paisagismo, execução de faixas exclusivas/preferenciais para o transporte coletivo, além de estruturas de apoio viário em pontos estratégicos do percurso das linhas Inter 2 e Interbairros II.
A criação de faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte público tira o ônibus da competição com o sistema viário e dá mais eficiência ao deslocamento. Associado à mudança de matriz energética da frota, com adoção de veículos elétricos, torna-se um ativo fundamental para a nova concessão do transporte coletivo de Curitiba, que será realizada em 2025.
Obras em lotes
Atualmente estão em execução cinco dos sete lotes previstos de obras do Novo Inter 2. Além do Fanny, onde o prefeito Rafael Greca entregou o binário Major Vicente de Castro e Maestro Francisco Antonello, há ainda obras entre os bairros Fanny e Capão Raso, Mercês, Campina do Siqueira/Portão e no Xaxim.
Em maio de 2024, foi entregue a primeira estação do modelo Prisma Solar, no Cabral. A Estação Agrárias será o ponto de partida para a renovação do projeto arquitetônico para as 12 paradas do Inter 2 ao longo do percurso, em instalações fotovoltaicas autossustentáveis, com mais conforto térmico e melhor experiência para o usuário. No último dia 19 de dezembro, Greca inaugurou um novo binário formado pelas Ruas Osmário de Lima e Engenheiro Alberto Monteiro de Carvalho, no Capão da Imbuia, que foi a primeira obra viária concluída do Projeto Inter 2.
Além da melhoria da infraestrutura viária do trajeto e das vias do entorno, o Novo Inter 2 cumpre objetivos de sustentabilidade, alinhados a padrões internacionais de promoção do desenvolvimento social, ambiental e econômico.
Presenças
Participaram da inauguração o diretor do Departamento de Pavimentação da Smop, Mário Padovani; o engenheiro fiscal da Smop, Jakson Yared; a superintendente de Trânsito, Rosangela Maria Battistella; o diretor do Departamento de Planejamento e Operação, Pedro Darci da Silva Júnior; o diretor do Departamento de Projetos e Implantação, Maurício Razera; o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron; e os vereadores Serginho do Posto, Oscalino do Povo, Marcio Barros, Mauro Bobato e Tico Kuzma.