O prefeito Rafael Greca assinou nesta segunda-feira (12/12) Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Curitiba e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica, na sigla em inglês, e pronuncia-se "jaica") na área de desenvolvimento urbano sustentável.
“Curitiba continua tendo uma relação muito profícua com o Japão, desenvolvendo projetos que são estratégicos para a cidade”, disse o prefeito.
O termo foi oficializado durante encontro de Greca com técnicos do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e da Secretaria de Meio Ambiente que participaram de uma visita técnica ao Japão, já realizada como parte do convênio.
Com duração de dois anos, o convênio visa fortalecer a capacidade técnica e institucional da Prefeitura na formulação de políticas urbanas inovadoras e com impacto social, notadamente na prevenção e resposta a desastres naturais, no desenvolvimento de smart city e a respeito do envelhecimento da população.
Esse trabalho conjunto prevê compartilhamento e construção de conhecimentos, com potencial de disseminação para outras cidades, especialmente do Brasil e outros países da América Latina.
Experiências
Com financiamento da Jica, a viagem técnica ao Japão durou duas semanas e levou oito técnicos da Prefeitura a sete cidades, nas quais conheceram programas, projetos e ações desenvolvidas no Japão, além de apresentarem projetos da capital paranaense (como as ações de cidade inteligente, de mobilidade e o Bairro Novo do Caximba).
O grupo também conheceu estruturas e funcionamento de governo e Estado, como o Ministério da Infraestrutura, Transporte e Turismo, o Gabinete de Ministros (uma estrutura análoga à Casa Civil no Brasil), o Instituto de Planejamento do Japão, entre outros.
Mais duas visitas técnicas estão previstas para o país, além de duas visitas de técnicos japoneses a Curitiba.
“A troca de experiências promovida pelo convênio é de altíssimo nível técnico, o que contribui muito para Curitiba continuar sendo uma referência em inovação e sustentabilidade”, disse Luiz Fernando Jamur, presidente do Ippuc, que fez parte da primeira fase da visita técnica.
Missão
Além de Jamur, a missão curitibana foi composta pelo assessor da presidência, Ricardo Bindo; a Diretora de Informações, Liana Vallicelli; o coordenador de Geoinformação e Pesquisa do Instituto, Oscar Schmeiske; a coordenadora do PlanClima, Gisele Medeiros; a coordenadora do Plano Setorial de Desenvolvimento Social, Érika Haruno Hayashida; o superintendente de Obras e Seviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Jean Brasil, e a assessora do Departamento de Recursos Hídricos da SMMA, Ana Carolina Schmidlin.
O convênio com a Prefeitura foi feito por meio do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), com interveniência da Agência Brasileira de Cooperação, do Ministério das Relações Exteriores.