A Rua Waldemar Loureiro de Campos, importante via de ligação entre os bairros Boqueirão, Cidade Industrial de Curitiba e Pinheirinho, está passando por sua segunda grande intervenção da Prefeitura este ano. Após a requalificação de 2,4 km de pavimento, a via está recebendo agora uma obra de macrodrenagem para prevenir alagamentos. A intervenção foi solicitada pelos moradores no programa Fala Curitiba, que realiza audiências públicas para ouvir as demandas dos cidadãos e definir as prioridades nos bairros. Na tarde desta quarta-feira (29/5), o prefeito Rafael Greca realizou uma vistoria técnica na área.
Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), está sendo implantada uma galeria de águas pluviais na via, entre a Rua Vereador Aurelino Mader Gonçalves e o Ribeirão dos Padilhas, em uma extensão de 381 metros.
"À beira do Ribeirão dos Padilha, mais ou menos onde ele começa a tomar forma, depois do córrego Esmeralda, estamos construindo um conjunto de galerias para evitar alagamentos e enchentes nessa área do Xaxim", afirmou Greca. "A obra foi escolhida no programa Fala Curitiba e estamos realizando com excelência em engenharia para garantir uma macrodrenagem eficiente, em uma cidade funcional e resiliente às grandes enchentes causadas pelo aquecimento global", completou o prefeito.
Os trabalhos, iniciados em abril, estão recebendo investimentos de R$ 877 mil, provenientes do tesouro municipal, e têm previsão de conclusão para julho. A nova estrutura aumentará a capacidade de escoamento das águas pluviais na via, que costuma alagar em dias de chuva intensa devido à tubulação existente que está subdimensionada.
"A tubulação atual será mantida em suas condições de funcionamento e operará em conjunto com a nova galeria, proporcionando maior segurança e qualidade de vida para os moradores e transeuntes da via", afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Fala Curitiba
A implantação da nova galeria pluvial recebeu 424 votos e foi a segunda demanda mais votada na Regional Boqueirão, na edição de 2023 do programa Fala Curitiba. A obra de macrodrenagem faz parte do programa Curitiba Contra Cheias da Prefeitura de Curitiba, que inclui diversas ações, como limpeza e desassoreamento de rios e córregos, manutenção de estruturas de contenção e obras de macrodrenagem para aumentar a capacidade de escoamento das águas pluviais. Essa é também a segunda grande intervenção na via este ano.
Durante a fiscalização dos serviços, Greca foi acompanhado por moradores da região, especialmente pelo grupo que se mobilizou para apresentar a demanda à Prefeitura. "Esta é uma conquista muito significativa para nós. Enfrentamos muitas dificuldades e alagamentos, mas contamos com o apoio da regional, levamos o pedido à audiência da prefeitura e agora vemos nosso sonho se tornando realidade", afirmou o serralheiro Juarez Nunes Fernandes.
Também presente no encontro com o prefeito estava o aposentado João Maria da Luz, que, além da galeria, trabalhou na mobilização para que o bairro fosse contemplado com a manutenção do asfalto na Rua Basilio Fuck. Aprovada como uma das quatro principais demandas locais, a obra já está programada para o segundo semestre.
"É assim que funciona, lutamos pelo que é importante para nós no bairro e, quando a melhoria chega, como está acontecendo agora, é uma alegria para todos nós", relatou João Maria.
Além das demandas dos moradores, em abril, a Prefeitura iniciou na Rua Waldemar Loureiro de Campos obras de recuperação do pavimento, ao longo de 2,4 km, no trecho entre a Rua Francisco Derosso e a Avenida Marechal Floriano Peixoto. Os trabalhos de reciclagem do asfalto, que receberam duas novas camadas, foram concluídos na última terça-feira (28/5), e nos próximos dias, a via receberá nova sinalização.
Curitiba Contra Cheias
O programa Curitiba Contra Cheias tem sido uma importante estrégia do município na busca por soluções que ampliem a capacidade de escoamento das águas pluviais em toda a cidade, além de manter rios e córregos desobstruídos e garantir a manutenção do sistema de macrodrenagem da cidade.
Atualmente, 19 importantes obras de macrodrenagem estão em andamento, programadas para iniciar, em fase de licitação ou projeto. Essas novas intervenções se somarão aos serviços diários realizados nos bairros para manter as estruturas de drenagem e macrodrenagem já existentes em bom funcionamento.
O trabalho é baseado no Plano Diretor de Drenagem de Curitiba, que planeja ações eficazes para lidar com a macrodrenagem urbana e garantir a segurança dos moradores, além de proteger o patrimônio público e privado durante chuvas intensas ou prolongadas.
Os investimentos previstos no plano são embasados em critérios técnicos, econômicos, ambientais e sociais comprovadamente eficazes. O plano propõe diretrizes técnicas e institucionais, bem como medidas estruturais para mitigar, reduzir e prevenir os impactos das enchentes.
Também acompanharam a vistoria do prefeito o vereador Oscalino do Povo, o diretor do Departamento de Pontes e Drenagem da Smop, Ubiratan Cardoso, dos engenheiros Rodrigo Meireles, Wilson Machado, Ricardo Dias e serviores da Regional Boqueirao.