Curitiba estreitou laços diplomáticos com mais uma cidade europeia. No terceiro encontro da agenda internacional em Portugal, nesta quinta-feira (2/2), o prefeito Rafael Greca se encontrou com o prefeito de Carregal do Sal, Paulo Catalino de Almeida Ferraz, e com a vice-prefeita Izabel Azevedo. Na reunião foi assinado um Acordo de Cooperação Cultural e Inovação entre Curitiba e Carregal do Sal.
“Esse acordo marca a integração dos municípios por meio de um intercâmbio de experiências e boas práticas culturais e de inovação. Também convidei o prefeito e a vice-prefeita de Carregal do Sal para irem a Curitiba falar durante as comemorações dos 330 anos da nossa cidade e participar da Curitiba Smart City Expo, em março”, afirmou o prefeito Rafael Greca.
O prefeito explicou o conceito do Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação de Curitiba, e como será a edição 2023 da Smart City Expo Curitiba. Greca está em Lisboa para participar do LIDE Brazil Conference - Lisbon, que ocorre até o dia 4 de fevereiro. O prefeito terá ainda outros encontros paralelos na capital portuguesa até o dia 6.
Homenagem em Curitiba
Durante a assinatura do Acordo de Cooperação Cultural e Inovação, o prefeito Rafael Greca também falou sobre o diplomata português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954) que salvou 30 mil vidas do Holocausto durante a 2ª Guerra Mundial, concedendo vistos de entrada em Portugal e desobedecendo as ordens do ditador fascista António de Oliveira Salazar.
“Aristides de Sousa Mendes trabalhou para assinar salvos condutos para mais de 30 mil judeus ameaçados de extermínio por nazistas e fascistas. Fez isto não só para judeus franceses, mas para cidadãos de toda a Europa”, explicou o prefeito Rafael Greca.
O diplomata nasceu na aldeia de Cabanas de Viriato, em Carregal do Sal. Aristides de Sousa Mendes também tem uma ligação com Curitiba. Ele foi cônsul de Portugal em Curitiba entre os anos de 1918 e 1919.
“Benfeitor da humanidade, chamado Semeador de Estrelas, sua vida é um filme épico. Aristides Mendes escreveu em 1943: ‘Tenho de salvar estas pessoas. Tantas quantas eu puder. Prefiro estar com Deus contra os homens, do que com os homens contra Deus’”, contou Greca. “Queremos lembrá-lo e homenageá-lo aí em Curitiba, no nosso Memorial da Cidade e no Memorial do Holocausto”, definiu o prefeito.
O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, também participou da reunião desta quinta-feira (2/2).
Fórum internacional
Na noite desta quinta, o prefeito Rafael Greca também participa da abertura da programação oficial do LIDE Brazil Conference - Lisbon. O evento internacional acontece no Hotel Hitz Four Seasons, em Lisboa (Portugal), até o dia 4 de fevereiro.
Na manhã de sexta-feira (3/2), Greca estará no painel central do evento: “Institucionalidade e Cooperação - valores institucionais, caminhos democráticos e cooperação internacional”. O prefeito vai debater ao lado dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso e Ricardo Lewandowski; com o ministro e presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas; com o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins; com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; e com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
O painel pode ser acompanhado ao vivo a partir das 5h30 (horário de Brasília, 8h30 em Lisboa).