Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Programa asfalto novo

Greca faz vistoria em ruas requalificadas no São Braz

Obras de asfalto nas ruas Dr. Cerqueira Lima e Rua Genauro Ferreira de Almeida no bairro São Braz. Na imagem Arlete de Brito e Adair Miranda moradoras da Rua Dr Cerqueira Lima - Curitiba, 01/07/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os moradores das ruas Doutor Cerqueira Lima e Genauro Ferreira de Almeida, no bairro São Braz, terminaram a semana com bons motivos para comemorar. A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), deu início obra de requalificação das vias que terão asfalto novo em uma extensão de 453 metros. O andamento do trabalho de reciclagem do pavimento foi inspecionado nesta sexta-feira (1/7) pelo prefeito Rafael Greca e pelo secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

“Estamos trabalhando para fazer cerca de meio quilômetro de asfalto novo para servir aos alunos e às famílias atendidos no CMEI São Braz, na Escola CEI Júlio Moreira onde brilha o Farol do Saber”, disse o prefeito Rafael Greca.

As obras que estão garantindo novo pavimento às vias eram reivindicadas havia anos pelos moradores da região. A Rua Doutor Cerqueira Lima no bairro São Braz está sendo requalificada em 381 metros no trecho compreendido entre a Rua Leão Benjamin Brêda e Rua Genauro Ferreira de Almeida.

Outros 72 metros de novo asfalto estão sendo implantados na Rua Genauro Ferreira de Almeida, entre a Rua Doutor Cerqueira Lima e Rua Carlos Chagas.

Além ser servir aos moradores as vias servem de acesso ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Braz, à Escola Municipal CEI Julio Moreira, à praça Neuma Cortez Monclaro, a Igreja do Evangelho Quadrangular, à um Lar de Idosos e a Creche Raízes, além de estar no caminho que leva ao Farol do Saber e Inovação Gonçalves Dias.

“Que felicidade ver essa obra começar porque a rua estava que era só remendo. Estão fazendo um pavimento de muita qualidade, dá para perceber logo de cara. Esse Greca está merecendo uma salva de palmas”, disse a auxiliar de produção, Jane Pizatto, moradora da Rua Genauro Ferreira de Almeida.

Reciclagem

As obras acontecem pelo processo de reciclagem, que transforma ruas com asfalto primário em vias com asfalto de boa qualidade. Nesta técnica a camada de antipó danificada é removida e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e reaproveitado como base para a adição de concreto e massa asfáltica. Depois, são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

“A técnica é eficaz e econômica, pois possibilita o asfaltamento de maneira mais rápida. Com mais essa obra do programa de pavimentação do município estamos promovendo mais segurança e conforto para moradores da região e para os que trafegam pelas vias”, disse o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Os serviços iniciados na última quinta-feira (30/6) devem ter a primeira etapa concluída na próxima terça-feira (5/7). Após o período de cura do asfalto será aplicada a última capa do revestimento para somente depois implantar nova sinalização horizontal. Antes disso, é muito importante que os motoristas que costumam trafegar pela via dirijam em baixa velocidade. Durante o período de obras, o motorista deve redobrar a atenção à sinalização e reduzir a velocidade ao passar pelos pontos. Por conta das obras, em alguns trechos o trânsito é feito em meia pista.

As aposentadas Arlete de Brito e Adair Miranda, moradoras antigas da Doutor Cerqueira Lima deram uma pausa nos afazeres do dia para acompanharem do portão de suas casas o vai e vem das máquinas. “Fizemos abaixo assinado, mobilizamos a administração regional, o vereador que representa o bairro e esperamos com muita expectativa por essa melhoria”, contou Arlete, 72 anos. A vizinha também está satisfeita com as obras. “É o adeus aos remendos e as boas-vindas para um asfalto de primeira qualidade”, comemorou Adair.

Outros investimentos

O asfalto novo nas vias completa uma série de melhorias feitas pela Prefeitura no entorno.  A Praça Neuma Cortez Monclaro, localizada entre a escola e o CMEI passou por ampla revitalização. Ganhou uma quadra poliesportiva com alambrado, duas quadras de minitênis e melhorias em toda a área, com plantio de grama, colocação de pedrisco, calçada de asfalto e pintura dos muros. A academia ao ar livre foi realocada e o parquinho das crianças recuperado. As melhorias foram feitas pelo Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A praça também ganhou nova iluminação, com lâmpadas de 100W em três superpostes que foram relocados, outros oito postes duplos com três refletores cada foram instalados. Os serviços foram coordenados pelo Departamento de Iluminação Pública da Smop. 

A região também recebeu recentemente um novo semáforo na confluência das ruas Rua Antônio Escorsin, Carlos Chagas e Rua Brasilio José Betezek.

Programa de Pavimentação

Criado pelo prefeito Rafael Greca em 2017, o programa já assegurou 670 km de pavimento de boa qualidade em ruas das dez administrações regionais da cidade. Neste ano o programa alcançará mais 230 ruas em bairros das dez administrações regionais da cidade.

As obras do programa de pavimentação são executadas em vias de ligação entre bairros, que servem ao transporte coletivo ou que dão acesso a equipamentos sociais como escolas, CMEIs e unidade de saúde. São intervenções muito requisitadas pela população tanto por meio da Central 156 quanto no programa Fala Curitiba, de audiências públicas.

Durante a gestão de Rafael Greca foram realizadas (ou estão em andamento) 1.388 ações de pavimentação em mais de 1.150 ruas (algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos). A extensão total de asfalto novo é de 670 km.

Acompanharam a visita de inspeção às obras o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro, o coordenador técnico Vilmar Vissintainer e o coordenador de assistência comunitária, Jeferson Hoffmann, ambos da Regional Santa Felicidade, a diretora do CMEI São Braz, Daniele Cristina Rosa e o pastor da Igreja Quadrangular Darcy Teske Barbosa.

Leia mais:

- Curitiba recebe R$ 40 milhões do Estado para o programa de pavimentação de ruas na cidade

- Prefeito vistoria obra de asfalto em rua do Rio Bonito do Iguaçu

- Asfalto melhora a vida de moradores do Novo Mundo e Capão Raso

- Manutenção urbana já recuperou 1,3 mil km de ruas este ano