O prefeito Rafael Greca apresentou nesta quarta-feira (22/03) o futuro Bairro Novo do Caximba de uma maneira inovadora. Na Arena Metaverso, no Smart City Expo Curitiba, por meio da realidade virtual, o prefeito visitou a área de Curitiba que está recebendo a maior intervenção socioambiental em execução no país. Ele estava acompanhado da futurista e palestrante do Metaverso nas Cidades, a chinesa Cecília Tham, e do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel.
Assim como o prefeito, os visitantes do Smart City têm a oportunidade de fazer um voo de balão pelo Bairro Novo do Caximba, em uma viagem de cinco minutos. Nesse voo é possível ver as áreas de reassentamento, o parque linear, o corredor ecológico, o conjunto de novos equipamentos públicos e todos os benefícios que fazem parte da execução da obra, iniciada em outubro de 2022, com a construção das primeiras 752 casas.
“Na Arena Metaverso, quem vier até o Smart City poderá conhecer, através da fantástica realidade virtual, como vai ficar o Bairro Novo do Caximba. Os visitantes poderão ver como vai ficar a Caximba daqui dois anos. Viva a inovação, viva a Caximba e viva Curitiba”, disse Rafael Greca.
Cecília Tham, especialista neste mundo virtual e palestrante do Smart City Expo 2023, disse que poder ver como uma cidade vai ficar no futuro é fundamental no projeto urbanístico de qualquer grande cidade do mundo.
“Poder observar como esse projeto urbanístico ficará, e irá afetar a cidade, é um jeito bastante inovador de usar a tecnologia. Na minha opinião é esse o objetivo de usar a tecnologia do metaverso”, afirmou a professora e arquiteta chinesa.
Projeto
Todas as transformações do Bairro Novo do Caximba estão na Arena Metaverso, desenvolvida pela Corinfo VR do Brasil a partir da proposta da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) para materializar a experiência virtual.
“Como num voo panorâmico, que permite a visão 360° de um território e suas transformações do futuro, a administração amplia o ponto de visão ao integrar dados, acessos, sistemas de monitoramento de diferentes secretarias para organizar a cidade. Isso se traduz em eficiência e economia, no primeiro momento, e depois em novos serviços e benefícios, a partir da inteligência gerada pelos dados do município”, explicou o secretário Alexandre Jarschel, da Smap.
O projeto do Bairro Novo do Caximba, que conta com o financiamento de € 38,1 milhões da Agência Francesa de Desenvolvimento, vai promover o reassentamento de 1.147 famílias e a recuperação de áreas de preservação permanente dos rios Barigui e Iguaçu, estabelecendo um novo padrão de qualidade de vida e saúde para a comunidade da Vila 29 de Outubro, no extremo Sul da cidade.