Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Missão cumprida

Greca entrega reforma da US Santa Rita e conclui obras feitas em todas as unidades do Tatuquara

Prefeito Rafael Greca com a secretária da Saúde, Beatriz Battistella, e a deputada eleita Marcia Huçulak, entrega a revitalização da Unidade de Saúde Moradias Santa Rita, no Tatuquara. Curitiba, 21/11/2022. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Com a entrega da Unidade de Saúde (US) Santa Rita totalmente revitalizada, nesta segunda-feira (21/11), o prefeito Rafael Greca completa a reforma de todas as oito unidades da Regional Tatuquara. 

A US Santa Rita começou a prestar atendimentos já nesta segunda-feira (21/11). Durante a reforma, os moradores da região – cerca de 13,6 mil pessoas – eram atendidos nas unidades Monteiro Lobato e Moradias da Ordem.

“Entrego esse espaço novinho em folha para que todos tenham acesso à saúde nessa unidade dedicada à Santa Rita e em todas as outras da cidade.  Usem o sistema de saúde de Curitiba com alegria e energia para o bem, para sermos todos felizes”, falou o prefeito.

Antes de receber os primeiros usuários, o prédio foi abençoado pelo padre Emanuel Cardozo, da Paróquia de Santa Rita de Cássia. 

Além das reformas, na gestão de Greca os moradores do Tatuquara também ganharam a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), inaugurada em 2017; o Centro de Atenção Psicossocial  (Caps), aberto em 2019; e Unidade de Estabilização Psiquiátrica  Casa Irmã Dulce, em 2020.

População atendida

A US Santa Rita faz cerca de 520 procedimentos por dia, entre consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, vacinas, curativos e retirada de medicação.

Para os atendimentos, a equipe tem 37 profissionais. A reforma deixa o prédio mais confortável tanto para quem trabalha quanto para quem busca atendimento.

Vacina e comemoração

No evento de entrega das instalações, o prefeito aproveitou para falar do papel da vacina para a saúde e pedir que a população mantenha sua carteirinha em dia, inclusive contra a covid.

“Todos nós fomos vacinados, o Brasil sempre primou por lindas campanhas de vacinação que venceram doenças muito graves, como a paralisia infantil. Se a humanidade tem a sabedoria do poder das vacinas, temos que trabalhar para que todos saibam da importância de se vacinar”, pediu Greca.

Para a enfermeira Debora Stremel, a retomada da unidade Santa Rita veio de presente de aniversário.

“É muito bom voltar para casa, ainda mais celebrando mais um ano de vida. A unidade ficou mais ampla e vai nos permitir oferecer um acolhimento ainda melhor para os pacientes”, disse Debora.

A supervisora do Distrito Sanitário, Luciana Kusman, também festejou aniversário nesta segunda. Para encerrar a cerimônia de inauguração, todos cantaram parabéns e um trecho do Hino de Curitiba.

Melhorias

Com investimento de R$ 172 mil, a unidade recebeu pintura interna e externa, inclusão e adequações de tomadas elétricas, revisão da cobertura, adequação da central de material esterilizado, reforma na cozinha, construção do balcão de recepção, troca das luminárias, substituição do piso.

Os consultórios odontológicos foram individualizados, com divisórias entre os três gabinetes, já adaptados ao novo formato após a covid. 

Saúde é prioridade

Desde que reassumiu a Prefeitura de Curitiba, em 2017, Greca já entregou 43 unidades reformadas, 47 clínicas odontológicas reformadas e outras 21 estão com obras em andamento.

Com a Saúde sendo prioridade na sua gestão, o prefeito também fez melhorias em toda a rede municipal, com instalação de grades e bicicletário, substituição de forros, telhados, pinturas, entre outros.

“É uma alegria ver mais unidade com cara nova e pronta. Agradecemos a determinação do prefeito para que a gente possa atender cada vez melhor a população”, disse a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Presenças

A cerimônia contou com as presenças do vice-prefeito Eduardo Pimentel, da ex-secretária municipal da Saúde de Curitiba e deputada estadual eleita Márcia Huçulak, do administrador Regional do Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar, do vereador Beto Moraes, do superintendente da SMS, Juliano Gevaerd.