Os 300 estudantes e a Comunidade Escolar da Escola Municipal Carmen Salomão, no bairro Ganchinho, ganharam uma quadra coberta para práticas desportivas, pedagógicas e culturais. A entrega da obra foi feita nesta terça-feira (19/12) pelo prefeito Rafael Greca.
A implantação de quadras cobertas nas escolas municipais faz parte dos investimentos da Prefeitura de Curitiba na melhoria da qualidade de ensino e na infraestrutura da cidade. O investimento nessa obra foi de R$ 709,8 mil.
O prefeito destacou a importância da valorização dos espaços escolares.
“O melhor de Curitiba é o seu povo, vocês merecem esta escola linda, com bosque próprio e agora quadra nova”, disse Greca.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, lembrou que o pedido para construção da quadra foi feito pelo Fala Curitiba e comentou que as melhorias nas estruturas físicas refletem a estratégia de qualificação dos espaços na rede municipal de ensino, que tem 185 escolas e 232 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). “As quadras cobertas trazem mais conforto e segurança para todos, é uma transformação de territórios”, afirmou.
Somente este ano, foram realizadas cerca de 600 ações da Coordenadoria de Obras da Educação, com valor próximo a R$ 17 milhões investidos nas unidades educacionais das dez regionais e mais de 380 unidades atendidas com serviços de pintura, reformas em telhados, muros, banheiros e pisos, entre outros.
Em relação às quadras cobertas, desde 2017, a Prefeitura tem investido na construção desses espaços. Já ganharam as suas as unidades Sônia Kenski (Regional Santa Felicidade), Theodoro de Bona (Boa Vista), Cerro Azul (Boa Vista), Padre José de Anchieta (Portão), Walter Hoerner (Santa Felicidade), João Cruciani (Portão) e Raul Gelbeck (Boa Vista).
Para o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, as melhorias são necessárias também para apoiar o convívio das comunidades escolares, pois nas quadras cobertas podem ser realizados eventos pedagógicos mesmo em dias de mau tempo. “São obras que beneficiam toda a comunidade”, disse Rodrigues.
“Vou jogar muito futebol aqui”, garantiu o estudante Cauã Bevilaqua de Almeida, do 5º ano do Ensino Fundamental. “Pedro Lucas de Souza, do pré, também quer jogar futebol e aprender basquete. “Fico muito feliz jogando”, disse o menino.
Autoridades presentes
Também participaram o administrador regional do Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; o coordenador de Obras da SME, Guilherme Furiatti Dantas; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Bairro Novo, Rita Zem; a diretora da Escola Carmen Salomão, Cássia Aparecida Ortega e a vice Cleusa Aparecida Mendes Sarote; e os vereadores Tico Kuzma e Mauro Bobato.