Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Greca entrega para Curitiba a revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas e lança Projeto Paradesportivo

Prefeito Rafael Greca presente na Inauguração da revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas e Lançamento do Projeto Paradesportivo com o Governo do Estado - Curitiba, 21/03/2023 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca entregou na tarde desta terça-feira (21/3) a revitalização do Centro de Esportes Vila Oficinas, no Cajuru, que foi completamente adaptado para práticas esportivas, paradesportivas e o treinamento de alto rendimento. Na mesma ocasião foi assinado termo de cooperação entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Estado do Paraná para realização do Projeto Paradesportivo Centro de Esportes Vila Oficinas, que atenderá modalidades do Paradesporto e capacitará professores, além de incentivar a prática de paratletas de maneira competitiva.

O Centro de Esportes Vila Oficinas fica no nº 134 da Rua Brasílio França, no bairro Cajuru. Durante o evento - que integrou a programação das comemorações pelos 330 anos de Curitiba - atletas paralímpicos apoiados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte fizeram demonstrações das modalidades paradesportivas. 

“Esse velho prédio que estava em ruínas, que tinha sido construído pelo ex-prefeito Saul Raiz, em 1975, foi totalmente revitalizado e agora transformado com recursos da Prefeitura e do Governo do Estado. O projeto de paradesporto é resultado de parceria entre a Prefeitura e Estado para multiplicar as oportunidades de esporte olímpico e paralímpico”, disse o prefeito Rafael Greca.

O secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr., afirmou que Curitiba já está preparada para atender os atletas paralímpicos, porém, que a parceria traz mais qualificação e cooperação técnica.

“Curitiba vai se transformar na capital do paradesporto. Essa parceria e o centro revitalizado servirão para melhorar ainda mais as condições de nossos paratletas. Os recursos investidos em esporte revertem em saúde para a população”, disse o secretário municipal Pijak.

Revitalização

A revitalização do Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop). De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário da pasta, a reforma aconteceu em uma área total de 970,10 metros quadraos, incluindo nova cobertura, pintura da quadra interna com revestimento epóxi, renovação e acessibilidade dos banheiros e das áreas internas.

“É uma obra importante que nos permitirá fortalecer e ampliar o atendimento com atividades de esporte e lazer na região”, disse Rodrigues.

As melhorias incluíram a implantação de uma quadra externa de concreto, substituição das tabelas de basquete e traves de futsal, implantação de um estacionamento externo e a renovação das instalações elétricas.

O diretor presidente da Paraná Esporte, Walmir da Silva, destacou a importância da formalização da parceria acontecer no Dia Mundial da Síndrome de Down. “É um dia especial, de formalizarmos um trabalho conjunto para o incentivo e a valorização da inclusão, do paradesporto”, disse Silva.  

Badminton

Para Janaina Aguilera, universitária do curso de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), paratleta de badminton e estagiária no Centro de Esportes e Lazer Vila Oficinas, o local representa oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

“Esse é um espaço que foi cuidadosamente adequado e preparado para receber com muita dignidade e qualidade o atleta do paradesporto. Foi planejado para acolher e incentivar a pessoa com dificuldade a partir das práticas esportivas”, disse Janaína.

O evento contou com as presenças dos vereadores Serginho do Posto, João da Loja Cinco Irmão; da presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; da diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes; da assessora de Promoção e Igualdade Racial da Prefeitura de Curitiba, Marli Teixeira Leite; e do assessor de articulação política, Lucas Navarro.

Também participaram o coordenador do Paradesporto da Secretaria de Estado do Esporte, Mário Sérgio Fontes; os administradores regionais Narciso Doro (Cajuru) e Fernando Wernek (Bairro Novo); e paratletas de diversas modalidades.

Em alta