As famílias da Regional Bairro Novo têm um novo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), o Maestrina Esmeralda Rovani, no Ganchinho, entregue oficialmente nesta segunda-feira (3/4) pelo prefeito Rafael Greca como parte das comemorações dos 330 Anos de Curitiba. O prefeito também entregou nesta segunda a revitalização do CMEI Lala Schneider. Juntas, as obras abrem 176 vagas na Educação Infantil na rede pública municipal de Curitiba.
O CMEI Mestrina Rovani, o 231º da rede municipal de ensino, fica na Rua Antônio José Bonato, 1.761. As obras foram feitas ao longo do ano passado, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
A unidade está em processo de matrículas das crianças da região e já atende cerca de 20 matriculados, no berçário e pré. As crianças estão sendo chamadas por meio do Cadastro-online.
“É com muita alegria que entregamos estas obras que beneficiam nossas futuras gerações. Quanto mais pudermos, mais faremos. Os curitibinhas têm que crescer em beleza e em sabedoria”, disse o prefeito.
O município investiu R$ 3,4 milhões na nova unidade, que beneficia as famílias das Moradias D. Barusso.
Priscila Vieira, mãe do Noah Vieira Costa, de 1 ano e 4 meses, está feliz porque agora vai poder trabalhar. "É uma alegria ter este CMEI novinho pra deixar meu filho", comemorou.
O CMEI Maestrina Esmeralda Rovani homenageia a professora da rede e regente do Coral Infantil das 1000 Vozes, falecida em 2021. A capacidade de atendimento é de 150 crianças, em seis turmas de berçário, maternal e pré.
São seis salas de atendimento, lactário, espaço do programa Mama Nenê (para as mães amamentarem os filhos na unidade) e banheiros com acessibilidade e adequado às idades. A unidade também contará com espaço para pedagogia, cozinha, áreas administrativas e de serviços, parquinho infantil, solários, refeitório e pátio coberto.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou que a nova unidade integra a estratégia de ampliação da rede municipal de ensino. “Além de investirmos na construção de CMEIs e contratação de mais Centros de Educação Infantil, zelamos pela qualificação dos nossos espaços”, afirmou a secretária.
Melhorias no bairro
O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, destacou que o CMEI integra uma série de obras e serviços que beneficiam os moradores da região.
Quem reside na Rua Antônio José Bonato, por exemplo, já ficou livre dos buracos, da poeira e da lama a partir das intervenções do programa Asfalto no Saibro que, desde 2019, garantiu mais de 800 metros de asfalto na via, infraestrutura de drenagem, com implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio. “Também foram contemplados com nova iluminação, com lâmpadas em tecnologia LED, que são mais econômicas e mais eficientes”, lembrou Rodrigues.
Revitalização
O CMEI Lala Schneider, no bairro Sítio Cercado, recebeu uma revitalização total, com adequações para receber mais crianças de 0 a 3 anos. A capacidade de atendimento da unidade passou de 179 para 205 crianças em turmas de berçário, maternal e pré-escola. A reforma foi entregue à população nesta segunda-feira (3/4), pelo prefeito Rafael Greca.
"Adoro aqui, adoro correr no gramado e apostar corrida, sou a mais rápida", contou Estela Castilho, do pré I.
Com investimentos de R$ 257,7 mil, o CMEI ganhou um lactário, quatro trocadores, pintura externa da fachada, pintura interna, além da construção de dois solários novos, com corrimão, guarda-corpo e portas de correr. Também foi feita reforma completa do piso do refeitório, pintura interna e substituição das portas.
Presenças
Também participaram o administrador da Regional Bairro Novo, Fernando Wernek Bonfim; o superintendente Executivo da Educação, Oséias Santos de Oliveira; a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a chefe do Núcleo Regional da Educação, Rita Zem; o coordenador de Obras da SME, Guilherme Furiatti Dantas; a diretora do Departamento de Educação Infantil, Kelen Collarino; a diretora do Departamento de Logística, Maria Cristina Brandalize; os vereadores Mauro Bobato, Tico Kuzma, Pier Petruzziello, Oscalino do Povo, Beto Moraes, Tânia Guerreiro e Márcio Barros; diretoras das unidades e parentes da Maestrina Rovani.