Localizado em um dos pontos mais altos do bairro Campo Comprido, o Santuário Diocesano Nossa Senhora de Lourdes é uma edificação centenária erguida por famílias de imigrantes italianos na Rua Eduardo Sprada há 119 anos. Agora, também é referência pela nova e bela iluminação cênica.
O novo sistema luminotécnico, que valoriza a riqueza da arquitetura, foi entregue à comunidade na noite da terça-feira (25/7) pelo prefeito Rafael Greca, que esteve no local acompanhado do vice-prefeito e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel.
A inauguração aconteceu com a participação dos moradores do bairro momentos antes da celebração da missa em ação de graças pela conquista da paróquia.
"Com muito orgulho inauguramos a iluminação cênica do Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, antiga Igreja de Nossa Senhora da Candelária do Campo Comprido, à beira da velha estrada do Mato Grosso. O templo é um exemplo da imigração europeia, com sua torre separada da nave, como era uso dos colonos italianos e também tradição das famílias de todas as origens que formaram a grande e brava gente de Curitiba", disse o prefeito.
Greca e Eduardo foram recebidos pelo padre Mário Renato Barão Filho e representantes do Conselho Administrativo e Paroquial da Igreja, além de moradores do entorno.
Iluminação monocromática
Foram instalados 89 projetores, alguns direcionáveis e outros embutidos no piso. A iluminação cênica destacou os pilares, a rosácea, pináculos, cruzes, colunata e a torre do sino. Também foram valorizados os detalhes da gruta com a imagem da padroeira da paróquia e do memorial no jardim em frente à igreja, onde painéis de azulejos contam a história da comunidade que ajudou a construir e que mantém a igreja.
Além dos novos projetores em LED, foram instalados 19 novos postes poliméricos (em fibra).
"A igreja, que já era uma referência para o bairro como espaço de fé, de religiosidade e de união da comunidade, mas também pela sua beleza, agora está ainda mais atrativa e acompanhando a modernização do bairro", comemorou o padre Mário.
Monumentos e prédios históricos
A iluminação especial da igreja integra a segunda etapa do Programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos e o Programa Rosto da Cidade. Os serviços foram executados sob a coordenação do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Além do Santuário Nossa Senhora de Lourdes, outras seis igrejas e três monumentos estão sendo contemplados nesta etapa.
Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas, enfatiza a singularidade de cada projeto de iluminação cênica.
"Cada edifício histórico difere de um monumento moderno, tornando essencial considerar tanto os aspectos técnicos quanto os artísticos para selecionar o tipo de luz e a temperatura de cores mais adequadas para valorizar a cultura e a história da cidade e da nossa gente", diz Rodrigues.
De acordo com Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública, além de contribuir para valorizar a história e cultura da cidade, as iluminações cênicas do programa utilizam luminárias LED que são sustentáveis, consomem menor energia e iluminam com maior eficiência.
Thales Sinhorini, arquiteto do Departamento de Iluminação Pública da Smop e um dos responsáveis pelo projeto da nova iluminação do santuário, explica que o que dá o efeito nesse tipo de iluminação é a criação das sombras que são desenhadas pela luz. "Por isso, buscamos os elementos da arquitetura que podem desenhar as melhores sombras e contrastes, ressaltando da melhor forma possível cada detalhe", explica Sinhorini.
Para o morador do bairro e coordenador do Conselho Administrativo para Assuntos Econômicos da igreja, Luiz Assi, a nova iluminação amplia a importância do templo já caracterizado como edificação de preservação histórica da cidade. "É uma alegria e um orgulho para o bairro e a cidade ter uma igreja tão valorizada assim", completou Assi.
Presenças
Participaram da inauguração da nova iluminação cênica da igreja a administradora da Regional Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; a secretária do gabinete do prefeito, Juliana Cruz Lima; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Rafael Biesemeyer D'Avila; o vereador Mauro Inácio; e o coordenador do Conselho Paroquial dos Pastores, Luiz Fabian de Carvalho.