Para marcar os esforços da Prefeitura na capacitação contínua de seus servidores, o prefeito Rafael Greca entregou, nesta sexta-feira (4/8), 79 certificados da conclusão dos três cursos de pós-graduação ofertados pela Escola de Administração Pública (EAP), do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap).
A cerimônia, no Salão de Atos do Parque Barigui, condecorou profissionais que atuam em todas as secretarias do município e concluíram as especializações em Gestão de Cidades Inteligentes, Governança e Políticas Públicas e Especialização em Administração Pública.
“Neste salão, vejo que o rosto da esperança se materializa no rosto de vocês. A esperança de uma cidade cada vez mais inovadora, inteligente e com a melhor gestão pública. Em Curitiba, somos servidores cada vez mais qualificados, apontados como exemplo de gestão. Cada um de vocês me ajuda, diariamente, a fazer desta a melhor Prefeitura do Brasil”, destacou Greca.
Nota máxima do MEC
A Escola de Administração Pública do Imap foi criada na primeira gestão do prefeito Rafael Greca, em 1994, para promover a formação e pesquisa para o desenvolvimento da Administração Pública, da cidade e dos cidadãos.
Em 2022, a EAP recebeu a nota máxima do Ministério da Educação (MEC), na avaliação da Comissão de Avaliação da Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). A escola municipal curitibana conquistou a Nota 5 para ofertar cursos de especializações presenciais na área da Administração Pública.
Desde 2017, a EAP já pós graduou 241 servidores. Em breve, vai aumentar, pois 138 estão cursando os programas de pós e nesta quinta-feira (3/8), outros 90 foram selecionados para as novas turmas, com início em setembro, totalizando 469 estudantes.
“Esses números nos mostram que o Imap vem deixando um legado da gestão do prefeito Rafael Greca, com servidores cada vez mais comprometidos e capacitados para atender aos curitibanos”, destacou o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.
Pandemia
Receberam os certificados 29 servidores da terceira turma da Especialização em Administração Pública; 32 da primeira turma da Especialização de Gestão de Cidades Inteligentes; e 18 da primeira turma de Governança e Políticas Públicas.
Os estudantes formados superaram as adversidades das adaptações necessárias para o início do curso, durante a pandemia, com aulas virtuais. As aulas presenciais foram iniciadas em abril de 2022.
“Via meus filhos estudando em casa durante a pandemia e me inspirei a voltar a estudar também. Aprendi muito com colegas de outras secretarias e de diferentes cargos”, disse a auxiliar de serviço escolar da Secretaria Municipal da Educação (SME) Simone Astrait Fernandes, pós-graduada em Governança e Políticas Públicas.
Destaques
Durante a cerimônia, o prefeito Rafael Greca congratulou, com flores, a aluna com melhor desempenho acadêmico entre as três turmas: Patricia Rosi Bozza, gerente na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). “É um curso de altíssima qualidade, aprendi muito sobre ecossistemas de inovação, intersetorialidade”, disse a servidora do município há 31 anos, formada em Cidades Inteligentes.
Também foram homenageados os servidores com os melhores desempenhos em cada uma das especializações: Elaine Rodrigues Leal, Marcelo Couto de Cristo e Cristina Ton Ribas Nunes, da pós em Administração Pública; Patrícia Rosi Bozza, Larissa Scariante e Tane Silvana Sumi Forgati, de Gestão de Cidades Inteligentes; Adriana Brum; Luiz Miguel de Carcova Gutierrez e Adriana Christiane Baduy Zanchet, de Governança e Políticas Públicas.
Presenças
Também compuseram a mesa da cerimônia de entrega dos certificados a deputada estadual Marcia Huçulak; os vereadores Mauro Bobato, Oscalino do Povo e Rodrigo Reis; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Junior; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Maria Alice Erthal; o presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; a diretora da Escola de Administração Pública, Cintia Cargnin Cavalheiro Ribas; professores dos três cursos, convidados e familiares dos formandos.