Estudantes das escolas municipais Madre Antônia e João Macedo Filho, ambas do bairro Cajuru, participaram nesta quarta-feira (5/10) de uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento. Eles conheceram o Palácio 29 de Março, sede do governo municipal, e o Centro Cívico, que também abriga as sedes do Executivo estadual e dos poderes Legislativo e Judiciário.
Na parte da tarde, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca.
“Este programa é para que as crianças também aprendam fora das salas de aula, para que conheçam a nossa cidade como parte das suas vidas”, disse o prefeito.
As crianças receberam gibis da Família Folhas e o prefeito destacou a importância da sustentabilidade. “Se tem um vidro em casa que ainda pode ser usado, não deve ser jogado no lixo. É só lavar e usar para guardar água na geladeira, por exemplo”, ensinou o prefeito.
“Adorei vir ao Palácio, eu não conhecia a Prefeitura e como funciona tudo aqui”, contou Victhoria Baldock.
Nicolas Carvalho da Conceição também gostou da aula de campo. “A gente aprende muito quando vem ver de perto”, contou o menino.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância das propostas desenvolvidas pelo programa Linhas do Conhecimento. “Ele ensina o amor pela cidade, o pertencimento”, observou a secretária.
Roteiro cívico
O tour começou nas calçadas do entorno do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba desde 1969, e que recebeu esse nome em homenagem à data da fundação da cidade. Os estudantes também tiveram explicações sobre os desenhos feitos com o petit-pavé das calçadas, um clássico da cidade.
No Salão Nobre, participaram de um Desafio Criativo. As turmas foram convidadas a desenvolver uma nova calçada, refletindo sobre a aparência e funcionalidade da pavimentação.
Ideb
A Madre Antônia, uma das unidades envolvidas nas atividades, foi a escola que teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no País, divulgado pelo Ministério da Educação em 16 de setembro.
Com Ideb 6,0, a rede da Prefeitura de Curitiba subiu da quarta para a terceira posição entre as capitais nos anos iniciais do Fundamental. As escolas com melhor resultado foram Madre Antônia (7,1), no Cajuru, Jardim Santo Inácio (7,1), em Santa Felicidade, e Marçal Justen (7,0), no Portão.
Linhas do Conhecimento
Desde 2017, quando foi lançado, o programa desenvolve práticas de exploração e conhecimento da cidade por meio de aulas de campo, propostas lúdicas, projetos pedagógicos e formações de professores.
As ações são desenvolvidas com o apoio de diversas instituições e setores de outras secretarias, são 115 parceiros. Já foram ofertadas aproximadamente 137 rotas diferentes, além das aulas de campo locais, feitas no entorno das unidades educacionais (escolas municipais e .
São 194 mil participações de crianças e estudantes e 18,5 mil participações de professores, desde sua criação. Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram das atividades pelo menos uma vez.