Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Linhas do Conhecimento

Greca ensina sustentabilidade e história para crianças de escolas de Curitiba

Prefeito Rafael Greca, recebeu os estudantes da escola municipal João Macedo Filho do Cajuru, que participaram de uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento e conheceram o Palácio Solar 29 de Março. Curitiba, 05/10/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

 

Estudantes das escolas municipais Madre Antônia e João Macedo Filho, ambas do bairro Cajuru, participaram nesta quarta-feira (5/10) de uma aula de campo do programa Linhas do Conhecimento. Eles conheceram o Palácio 29 de Março, sede do governo municipal, e o Centro Cívico, que também abriga as sedes do Executivo estadual e dos poderes Legislativo e Judiciário.

Na parte da tarde, os estudantes foram recebidos pelo prefeito Rafael Greca.

“Este programa é para que as crianças também aprendam fora das salas de aula, para que conheçam a nossa cidade como parte das suas vidas”, disse o prefeito.

As crianças receberam gibis da Família Folhas e o prefeito destacou a importância da sustentabilidade. “Se tem um vidro em casa que ainda pode ser usado, não deve ser jogado no lixo. É só lavar e usar para guardar água na geladeira, por exemplo”, ensinou o prefeito.

“Adorei vir ao Palácio, eu não conhecia a Prefeitura e como funciona tudo aqui”, contou Victhoria Baldock.

Nicolas Carvalho da Conceição também gostou da aula de campo. “A gente aprende muito quando vem ver de perto”, contou o menino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância das propostas desenvolvidas pelo programa Linhas do Conhecimento. “Ele ensina o amor pela cidade, o pertencimento”, observou a secretária.

Roteiro cívico

O tour começou nas calçadas do entorno do Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura de Curitiba desde 1969, e que recebeu esse nome em homenagem à data da fundação da cidade. Os estudantes também tiveram explicações sobre os desenhos feitos com o petit-pavé das calçadas, um clássico da cidade.

No Salão Nobre, participaram de um Desafio Criativo. As turmas foram convidadas a desenvolver uma nova calçada, refletindo sobre a aparência e funcionalidade da pavimentação.

Ideb

A Madre Antônia, uma das unidades envolvidas nas atividades, foi a escola que teve o melhor resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade do ensino no País, divulgado pelo Ministério da Educação em 16 de setembro.

Com Ideb 6,0, a rede da Prefeitura de Curitiba subiu da quarta para a terceira posição entre as capitais nos anos iniciais do Fundamental. As escolas com melhor resultado foram Madre Antônia (7,1), no Cajuru, Jardim Santo Inácio (7,1), em Santa Felicidade, e Marçal Justen (7,0), no Portão.

Linhas do Conhecimento

Desde 2017, quando foi lançado, o programa desenvolve práticas de exploração e conhecimento da cidade por meio de aulas de campo, propostas lúdicas, projetos pedagógicos e formações de professores.

As ações são desenvolvidas com o apoio de diversas instituições e setores de outras secretarias, são 115 parceiros. Já foram ofertadas aproximadamente 137 rotas diferentes, além das aulas de campo locais, feitas no entorno das unidades educacionais (escolas municipais e .

São 194 mil participações de crianças e estudantes e 18,5 mil participações de professores, desde sua criação. Todas as unidades educacionais (escolas e CMEIs) já participaram das atividades pelo menos uma vez.

Em alta