Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 329 anos

Greca encerra comemoração da data com espetáculo no Passeio Público

Prefeito Rafael Greca durante apresentação do espetáculo Evocação para Curitiba 329 anos na Ilha da Ilusão do Passeio Publico - Curitiba, 29/03/2022 - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O encerramento das comemorações do aniversário da cidade, nesta terça-feira (29/3), foi marcado pela apresentação do espetáculo Evocação para Curitiba 329 Anos na Ilha da Ilusão do Passeio Público. A turnê do musical, que conta a história da fundação da cidade, terá última sessão na noite desta quarta-feira (30/3), na Rua da Cidadania do Pinheirinho, às 19h, com entrada gratuita.  

O prefeito Rafael Greca acompanhou o espetáculo no Passeio. Desde o dia 12 de março, o auto da fundação de cidade de Curitiba vem sendo encenado em espaços culturais e Ruas da Cidadania.

“Encerramos o dia do aniversário de Curitiba com sorrisos no rosto e alegria no coração. A partir de agora vamos reanimar a cidade, voltar a ouvir música, voltar aos teatros e cinemas, retomar a economia criativa”, destacou Greca.

Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, Evocação para Curitiba tem no palco 13 atores que encenam o encontro entre os desbravadores portugueses que subiram a Serra do Mar com os povos indígenas habitantes do planalto.

A peça inspirada na pintura do artista Theodoro de Bonna (1904-1990) que se encontra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná enaltece a natureza, especialmente a mata de araucária, e os indígenas da etnia Tingui, primeiros habitantes da região.

“Somos de Manaus e moramos em Curitiba há dez anos. Meu filho Miguel é curitibinha e quero que ele saiba que os indígenas estão presentes na história do Brasil todo, não apenas em Manaus. E, assim, em forma de teatro, é muito legal para as crianças aprenderem”, disse Sabrina Gonçalves.

Além do Passeio, Evocação para Curitiba já foi levado ao Teatro da Vila, na CIC, às Ruas da Cidadania do Fazendinha e Cajuru e ao Memorial de Curitiba.

Em alta