O encerramento das comemorações do aniversário da cidade, nesta terça-feira (29/3), foi marcado pela apresentação do espetáculo Evocação para Curitiba 329 Anos na Ilha da Ilusão do Passeio Público. A turnê do musical, que conta a história da fundação da cidade, terá última sessão na noite desta quarta-feira (30/3), na Rua da Cidadania do Pinheirinho, às 19h, com entrada gratuita.
O prefeito Rafael Greca acompanhou o espetáculo no Passeio. Desde o dia 12 de março, o auto da fundação de cidade de Curitiba vem sendo encenado em espaços culturais e Ruas da Cidadania.
“Encerramos o dia do aniversário de Curitiba com sorrisos no rosto e alegria no coração. A partir de agora vamos reanimar a cidade, voltar a ouvir música, voltar aos teatros e cinemas, retomar a economia criativa”, destacou Greca.
Produzido pela Fundação Cultural de Curitiba, Evocação para Curitiba tem no palco 13 atores que encenam o encontro entre os desbravadores portugueses que subiram a Serra do Mar com os povos indígenas habitantes do planalto.
A peça inspirada na pintura do artista Theodoro de Bonna (1904-1990) que se encontra no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná enaltece a natureza, especialmente a mata de araucária, e os indígenas da etnia Tingui, primeiros habitantes da região.
“Somos de Manaus e moramos em Curitiba há dez anos. Meu filho Miguel é curitibinha e quero que ele saiba que os indígenas estão presentes na história do Brasil todo, não apenas em Manaus. E, assim, em forma de teatro, é muito legal para as crianças aprenderem”, disse Sabrina Gonçalves.
Além do Passeio, Evocação para Curitiba já foi levado ao Teatro da Vila, na CIC, às Ruas da Cidadania do Fazendinha e Cajuru e ao Memorial de Curitiba.