Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 330 anos

Greca e trabalhadores comemoram marca de 800 km de asfalto novo em Curitiba

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, o secretário de Obras, Rodrigo Rodrigues, e as deputadas estaduais Márcia Huçulak e Maria Victória, vistoria as obras de requalificação das Ruas Max Rosenmann e João Sebastião Bunik, no Tingui, e anuncia a marca de 800 km de asfalto novo em toda a cidade. Curitiba, 02/03/2023. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Neste início de março, mês de festejar os 330 anos de Curitiba, a cidade ultrapassa os 800 km de asfalto novo em vias das dez administrações regionais. A consolidação da marca - 811.361 metros de pavimento de boa qualidade – foi anunciada na manhã desta quinta-feira (2/3) pelo prefeito Rafael Greca durante vistoria técnica na obra de requalificação das ruas Max Rosenmann e João Sebastião Bunik, no bairro Tingui.

A extensão das ruas recuperadas pelo programa de requalificação da malha viária da Prefeitura equivale quase à distância entre Curitiba e o Rio de Janeiro (cerca de 840 km). São 1.423 ruas alcançadas - algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos.

“Com a alegria estamos completando a malha viária do alto da Boa Vista, no local chamado Vila Tingui. Neste cruzamento ultrapassamos os 800 km de asfalto novo por toda a cidade", disse Greca

"E mais pudermos, mais faremos nessa cidade que é tão bem sustentada pela maioria dos vereadores e que também tem na Assembleia Legislativa deputadas estaduais do valor da Maria Victoria e da Marcia Huçulak”, completou.

O prefeito esteve acompanhado das deputadas, do vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, do secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, da administradora regional do Boa Vista, Janaína Gehr, e do vereador Hernani da Silva.

“Queremos agradecer todos os engenheiros e equipes da Smop porque superar 800 km de asfalto novo em uma gestão não é para qualquer um”, completou Greca.

Fim do antipó

As obras de reciclagem na Rua Max Rosenmann acontecem ao longo de 580 metros, desde o cruzamento com a Rua João Sebastião Bunik até a Avenida Monteiro Tourinho.

Já na Rua João Sebastião Bunik a reuperação é feita em uma extensão de 330 metros, entre as ruas Luiza Verone Piccoli, também já passou por melhorias, e Alferes Marcílio Machado. As duas vias integram um pacote de nove que estão sendo contempladas no bairro nesta etapa do programa Asfalto Novo.

Iniciados na última quarta-feira (1/3), os serviços têm previsão de serem concluídos na próxima semana, dependendo da condições climáticas. Até lá, os moradores terão mudanças na rotina, a partir do trabalho das equipes que são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“Aqui no bairro, na rua onde eu chegar, tem obra acontecendo, um sonho da gente que vive aqui e que está sendo realizado”, contou a aposentada Ana Nacuk.

A professora aposentada Josiane Sbrissia e o marido, Oscar Sezler, vendedor, moram no Tingui há 35 anos e lembram da época em que a rua recebeu a primeira intervenção, em antipó. “De lá para cá fizeram muitos remendos, mas nunca um serviço desta qualidade, para melhorar mesmo toda a pavimentação. Está ficando muito bom”, disse Josiane.

Infraestrutura

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a requalificação das ruas é uma das prioridades da Prefeitura e há intervenções em andamento em toda a cidade, a partir de três modalidades de serviço: reciclagem do pavimento, fresa e recape e pavimentação em asfalto em locais antes cobertos pelo saibro, sem nenhuma infraestrutura.

“Asfalto novo traz segurança, conforto e qualidade de vida e as obras geram milhares de empregos”, diz Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário municipal de Obras Públicas. Em média, cada frente de obra gera aproximadamente 40 postos de trabalho.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel destacou o orgulho te der acompanhado o início do programa Asfalto Novo, em 2017, período em que ele estava à frente da Smop. “De lá para cá o programa avançou atendendo às solicitações das pessoas especialmente nos bairros mais distantes. É uma satisfação ver as ações sendo ampliadas e o desejo é de avançar, agora como secretário das Cidades do Estado do Paraná, área responsável por liberar os recursos para os municípios aplicarem na infraestrutura”, disse Pimentel.

Asfalto novo

Durante a gestão Rafael Greca, foram realizadas 1.665 ações de pavimentação em 1.423 ruas (o número de ações é maior porque algumas ruas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

A extensão total de asfalto novo é de 811.361 metros. São 1.546 intervenções entregues (725.006 metros) e 119 em andamento (86.355 metros).

Paralelamente ao programa de implantação e requalificação da malha viária, a Prefeitura mantém o serviço de manutenção urbana. Desde 2017, os serviços de manutenção de pavimentação em asfalto, como parte de operações tapa-buracos, somaram 14,8 mil km em toda a malha viária da cidade.

Também acompanharam a vistoria técnica o vereador Beto Moraes, o diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimento da Smop, Diego Prendin, a equipe de engenheiros da Smop e os administradores regionais Fernando Wernek Bonfim (Bairro Novo), Ricardo Dias (Boqueirão), Narciso Doro Júnior (Cajuru), Gerson Gunha (Portão) e Reinaldo Boaron (Pinheirinho).