Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Homenagem

Greca é destaque como gestor público durante premiação de revista em Curitiba

Prefeito Rafael Greca recebe o prêmio Top View em Gestão Pública no auditório do MON - Curitiba, 17/10/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

O prefeito Rafael Greca foi o destaque como gestor público do Prêmio Personalidades TopView 2024, em cerimônia realizada no dia 17 de outubro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A premiação foi organizada pela revista homônima, publicada pelo Grupo RIC. 

Foram agraciados com uma escultura os vencedores de 30 categorias, como negócios, saúde e cultura. O prefeito recebeu um prêmio em reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento da cidade. Ele disputava com o governador Ratinho Junior e o vice-governador Darci Piana. Em discurso, ele exaltou as conquistas de Curitiba nos últimos oito anos.

“Somos a cidade mais sustentável, com quase 100% de esgotos sanitários, com a melhor saúde pública do Brasil, a cidade educadora que ganhou da Unesco a distinção de ter os professores mais bem formados do mundo”, disse Greca.

Um dos momentos mais comoventes da noite foi a homenagem à sua esposa e primeira-dama, Margarita Sansone, falecida em agosto. A saudação foi do presidente do Grupo RIC, Leonardo Petrelli. “Eu acompanhei o quanto ela representou para a sua vida em termos de companheirismo, de apoio, de incentivo e o quanto foi importante para a construção do seu legado e do legado como casal”, disse Petrelli.

Greca recebeu a escultura e a entregou para Marisa Fonseca, amiga do casal por mais de 40 anos. Ele agradeceu pela homenagem a Margarita e lembrou com carinho da ex-mulher.

“O seu sorriso presidia todas as horas do dia. Se a vida estava ‘pegando’, ela se servia de uma ironia inteligentíssima para tornar a paisagem menos amarga. Se o dia era de júbilo, ela tinha a graça dos anjos para agradecer, sempre com o coração muito firme”, recordou o prefeito.

Trajetória

A homenagem à Margarita Sansone foi um reconhecimento à trajetória de vida dedicada ao serviço público e à cultura. Conhecida por seu trabalho em prol da população mais vulnerável, Margarita tem um legado significativo para a cidade.

Durante sua gestão à frente da Fundação de Ação Social (FAS), Margarita implementou políticas inovadoras de assistência social, como o primeiro restaurante popular do Brasil.

Sua paixão pela cultura também transformou Curitiba, com a criação do Museu da Fotografia e da Cinemateca, além de ter promovido exposições de renome internacional, como a mostra "Picasso em Curitiba".