Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agenda na Europa

Greca destaca em Lisboa iniciativas culturais e de inovação de Curitiba para ministro de Portugal

Prefeito Rafael Greca participa de reunião com o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva, no Palácio Real da Ajuda, em Lisboa. Foto: Divulgação

Iniciativas culturais e de inovação promovidas pela Prefeitura de Curitiba, entre espaços como Teatro da Vila na CICCine Passeio e Memorial Paranista e programações como Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais e bicentenário da Independência do Brasil, foram destacadas pelo prefeito Rafael Greca, nesta quarta-feira (1/2), durante a reunião com o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva. O encontro faz parte da agenda internacional que o prefeito Greca cumpre em Lisboa até o dia 6 de fevereiro. 

A reunião com o ministro da Cultura de Portugal aconteceu no histórico Palácio Real da Ajuda, antiga residência dos reis de Portugal, hoje sede da presidência de Portugal.

Acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone, o prefeito também convidou o ministro da Cultura de Portugal a participar das celebrações dos 330 anos de Curitiba.

“Entregamos o convite para o ministro Pedro Adão e Silva para uma visita oficial a Curitiba nos 330 anos da Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba. Virá um grande programa de intercâmbio cultural, econômico e de inovação entre Curitiba e Portugal”, afirmou Greca.

Greca está em Lisboa para participar do LIDE - Brazil Portugal Conference, que ocorre de 2 a 4 de fevereiro. O prefeito terá ainda outros encontros paralelos na capital portuguesa até o dia 6 de fevereiro.

Na terça-feira (31/1), Greca teve uma reunião com o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga de Portugal, Joaquim Oliveira Caetano.

Economia criativa

Durante a conversa com o ministro da Cultura de Portugal, Greca explicou como as ações culturais e de economia criativa destacam a capital paranaense no cenário nacional e internacional. Curitiba faz parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Design, ao lado de cidades como Buenos Aires (Argentina), Nagoya (Japão), Shenzhen (China), Shangai (China), Bilbao (Espanha) e Graz (Áustria).

Com o Vale do Pinhão, o ecossistema de inovação da capital, Curitiba foi eleita uma das sete cidades mais competitivas do Brasil, segundo o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022, feito pelo Ministério da Economia. O estudo avaliou o ambiente de negócios de 119 cidades, entre as capitais e municípios com a população superior a 250 mil habitantes.

Intercâmbio cultural

O intercâmbio cultural com Portugal também está rendendo frutos durante a 40ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O prefeito contou para o ministro sobre a participação dos pianistas portugueses Pedro Burmester e Mário Laginha que se apresentaram na noite de terça-feira (31/1). 

A vinda dos portugueses foi patrocinada pela Embaixada de Portugal e pelo Instituto Camões, no âmbito do programa do bicentenário da independência do Brasil. A parceria surgiu quando o embaixador de Portugal, Luís Filipe Melo e Faro Ramos, esteve em visita oficial a Curitiba, em meados de outubro.

Governança inovadora

Os temas de inovação, com os avanços do Vale do Pinhão, justiça social, o transporte público de Curitiba, os testes com ônibus elétricos, o programa Curitiba Mais Energia, que usa energia solar nos equipamentos da Prefeitura, a Pirâmide Solar do Caximba, o conceito e como funcionam as Ruas da Cidadania de Curitiba, e os programas de Segurança Alimentar como o Mesa Solidária e a Fazenda Urbana de Curitiba também foram abordados pelo prefeito Rafael Greca ao longo da reunião com o ministro da Cultura de Portugal, Pedro Adão e Silva.

Ao final do encontro, Greca presenteou e autografou o livro Curitiba - Luz dos Pinhais, de sua autoria, para o ministro da Cultura. Também participaram da reunião o ministro adjunto de Cultura de Portugal, Ivan Nunes; e o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó.
 

Em alta