O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone se reuniram, nesta sexta-feira (7/7), com a nova cônsul-geral da Itália em Curitiba, Eugenia Tiziana Berti, e com o novo vice-cônsul de Portugal em Curitiba, André Sopas de Melo Bandeira. O encontro diplomático aconteceu no gabinete do prefeito na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, no Parque Barigui.
Além das boas-vindas aos novos cônsules em Curitiba, o prefeito Rafael Greca também conversou sobre futuras parcerias nas áreas cultural e de meio ambiente com a Itália, Portugal e outros países da Europa.
“Temos muito interesse que a Europa apoie o Mercosul para que as políticas ambientais avancem no mundo”, disse o prefeito Rafael Greca.
A nova cônsul-geral da Itália e o vice-cônsul de Portugal estão animados com a chegada em Curitiba para trabalhar. O prefeito Rafael Greca explicou sobre o bairro gastronômico de Santa Felicidade e também sobre a história da erva-mate em Curitiba e no Paraná. Greca também resumiu como foi sua última viagem para Lisboa, para participar do LIDE Brazil Conference - Lisboa, e como Curitiba assinou um acordo de cooperação cultural e de inovação com a cidade de Carregal do Sal (Portugal).
“Portugal e Itália fazem parte da matriz cultural que formou a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais de Curitiba, hoje a cidade mais sustentável do Brasil, a nossa amada cidade de Curitiba”, definiu o prefeito.
O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, destacou que a reunião desta sexta-feira (7/7) também serviu para Curitiba reforçar os laços históricos com os dois países. “Seguiremos atuando em conjunto com a Itália e Portugal, também no âmbito da União Europeia, para construir projetos que promovam ainda mais desenvolvimento econômico e social em Curitiba”, afirmou Feijó.
Também acompanharam a reunião a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Marino Galvão Jr; o assessor de Articulações Políticas, Lucas Navarro; e a chefe do Escritório de Representação do Ministério de Relações Exteriores no Paraná (Erepar), embaixadora Ligia Maria Scherer.