O prefeito Rafael Greca compartilhou com vereadores detalhes da participação dele no Fórum de Prefeitos de 2023, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e na Cúpula das Cidades das Américas, eventos realizados na última semana de abril, nos Estados Unidos. A reunião foi nesta quinta-feira (4/5), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Estiveram com o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, Marcelo Fachinello, e os vereadores Tico Kuzma, Osias Moraes, Alexandre Leprevost, Beto Moraes, Oscalino do Povo, Hernani Silva, Herivelto Oliveira, Bruno Pessuti, Leônidas Dias, Mauro Bobato, Serginho do Posto, Sidnei Toaldo, Toninho da Farmácia, Rodrigo Reis, Nori Seto, Pier Petruzziello e João da 5 Irmãos.
“Vocês votaram o plano de ajuste fiscal de Curitiba e fizeram um grande bem para a nossa cidade. O agradecimento é a memória do coração", disse Greca.
"Quis reunir os vereadores para dizer da minha satisfação, porque na reunião do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Denver, Curitiba foi distinguida por ser sustentável, por ter feito o ajuste fiscal e não gastar mais do que arrecada. Só foi possível conseguirmos tudo isso porque contei com esses vereadores que garantem a solidez da minha base e o bem para nossa cidade”, afirmou Greca.
Com saúde financeira, completou o prefeito, a cidade contratou com três organismos financeiros internacionais (Agência Francesa de Desenvovimento, BID e o New Development Bank) intervenções estruturantes na área de transporte e mobilidade e o maior projeto socioambiental de Curitiba, o Bairro Novo do Caximba.
O presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e integrantes da equipe técnica apresentaram aos vereadores da base o portfólio de projetos e obras em andamento na cidade.
“É uma reunião de compartilhamento do que está sendo feito nas mais diversas áreas, desde os projetos estruturantes, como também de equipamentos públicos e demais intervenções orientadas e acompanhadas pelas equipes das diretorias do Ippuc e pela Unidade Técnica de Gerenciamento (Utag), que monitora e fiscaliza os programas com financiamentos externos”, explicou Jamur.
Projetos em andamento
Os vereadores conheceram os detalhes dos projetos de transporte do Inter 2 e do BRT Leste-Oeste, apresentados pela coordenadora de Mobilidade e Transporte do Instituto, Olga Prestes, e o andamento dos lotes de obras já contratados tanto para as intervenções de transporte como para o Programa de Gestão de Risco Climático do Bairro Novo do Caximba, enumerados pelo coordenador da Utag, Márcio Teixeira.
A coordenadora do setor do Sistema Viário do Instituto, Guacira Civolani, apresentou os projetos concluídos e em implantação para a melhoria dos deslocamentos, entre eles binários em vias importantes de diversas as regionais, além de estudos de correção geométrica em vias e de abertura de ruas.
Daniela Mizuta, da coordenação da diretoria de Projetos do Ippuc, listou projetos de equipamentos públicos concluídos e já com obras em andamento, como a Rua da Cidadania da CIC, e intervenções do Caminhar Melhor por toda a cidade como estudos encaminhados em diversas áreas. O diretor de Implantação do Ippuc, Carlos Barros, e a diretora de Planejamento, Suely Hass, também participaram da reunião.