Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Mobilidade Urbana

Greca autoriza obras de revitalização e acessibilidade em calçadas da cidade

Prefeito Rafael Greca autoriza o início das obras da primeira fase do projeto Caminhar Melhor, que integra o Programa de Mobilidade Urbana, previsto no Plano de Governo para a gestão 2021/2024. Curitiba, 21/12/2021. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

O prefeito Rafael Greca autorizou na tarde desta terça-feira (21/12) o início das obras de requalificação de calçadas da primeira etapa do projeto Caminhar Melhor, que integra o Programa de Mobilidade Urbana, previsto no Plano de Governo para a gestão 2021/2024.

Serão contempladas nesta fase nove ruas com obras de revitalização e acessibilidade das calçadas que somam mais de 5 mil metros de extensão, com investimentos de R$ 9,5 milhões. As obras terão início em janeiro de 2022.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviço foi no Salão Brasil do Palácio 29 de Março, com a participação do Secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, do presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, e do vereador Serginho do Posto.

“É um projeto muito bonito que vai melhorar a urbanidade e a urbanização das áreas centrais de Curitiba. As novas calçadas serão pisos amigáveis, de concreto alisado, paralelos à pisos tradicionais recuperados. Fica como se houvesse uma passadeira no meio da rua e com isso estamos avançando a nossa cidade com mobilidade e qualidade de vida”, disse o prefeito Rafael Greca.

As ruas alcançadas pelo projeto são centros comerciais e de grande circulação de pessoas. As obras já foram licitadas e os trabalhos terão início em janeiro para não atrapalhar o comércio no período do Natal.

“O modelo dos passeios vai privilegiar a acessibilidade e facilitar o acesso ao comércio e aos serviços na região central da cidade e nos centros de bairro”, disse Jamur, presidente do Ippuc e secretário do Governo Municipal.

Ruas contempladas

Caminhar Melhor é uma intervenção urbana que cobre toda a cidade, do centro aos bairros mais distantes. Nesta etapa serão alcançadas as ruas Major Heitor Guimarães (Campina do Siqueira); Rua João Parolin (Prado Velho); Rua Cândido Lopes e na continuidade a Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho (Centro); Avenida do Batel, incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias (Batel); Rua Bley Zornig (Boqueirão); Rua Kellers (São Francisco); Rua Dr. Goulin (Juvevê); Rua Francisco Alves Guimarães (Cristo Rei) e Rua Eduardo Afonso Nadolny (CIC). Nesta rua as obras já estão em execução.

Em sua totalidade, o projeto Caminhar Melhor vai destinar R$ 40 milhões de investimentos em melhorias e novas estruturas cicloviárias e de calçadas com vistas à intermodalidade do transporte e para favorecer os deslocamentos não motorizados na cidade. Os recursos são do Finisa, o Programa de Financiamento para Infraestrutura e Saneamento da Caixa Econômica Federal.

Estão previstos 100 km de calçadas acessíveis na cidade e 50 km de estrutura cicloviária. Desenvolvido pelo Ippuc, o projeto será executado em quatro etapas, com as obras coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas.

“Várias ruas vão receber esse trabalho de requalificação e implantação de calçadas para assegurar boas condições de uso e com isso incentivar as caminhadas, fomentar o comércio local e o convívio entre moradores e comerciantes”, explica o secretário Municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Segunda etapa

Neste primeiro lote, além de novas calçadas e paisagismo, os projetos incluem outros trabalhos, de acordo com a especificidade de cada rua. Em algumas haverá serviços de drenagem, sinalização, pavimentação em alguns trechos e iluminação. Uma segunda etapa de obras está prevista para ser lançada em fevereiro.

Morador de um edifício localizado na esquina das ruas Carlos de Carvalho com Alameda Cabral, no Centro, o advogado Marco Antônio Busnardo acompanhou com alegria a autorização dada pelo prefeito para o início das obras. Ele está entre os moradores que apresentaram pedidos à Prefeitura para a revitalização das calçadas na região central da cidade.

“É uma região com edifícios antigos, que reúnem moradores idosos para os quais a acessibilidade das calçadas é fundamental. O projeto é ótimo e certamente a execução das obras contemplará nossos anseios”, disse Busnardo.

Para Rafael Fusco, proprietário do Restaurante Ostra Bêbada, localizado na Rua Ermelino de Leão esquina com a Rua Carlos de Carvalho, o projeto Caminhar Melhor representa zelo pela cidade, respeito aos cidadãos e apoio aos empreendedores da cidade.

“É um cuidado importante para a cidade, para os moradores e para os quem vêm nos visitar. O Centro é nosso cartão de visita, ter calçadas acessíveis, revitalizadas, vai fazer com que as pessoas circulem mais, melhora o comércio, melhora a qualidade de vida das pessoas. Estamos felizes”, contou Fusco.

Também estiveram presentes ao evento o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, o Assessor Especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza, a presidente da Associação do Mercado Municipal, Ana Amaral, comerciantes e moradores das ruas contempladas.

Leia mais:


Serão contempladas nesta primeira fase do projeto Caminhar Melhor com novas calçadas:


- Rua João Parolin, extensão de 450 metros entre Marechal Floriano Peixoto e Rua Francisco Nunes (Prado Velho);

- Rua Cândido Lopes, extensão de 300 metros, entre Avenida Visconde de Nacar e Praça Tiradentes e na continuidade a Rua Alameda Dr. Carlos de Carvalho, extensão de 330 metros (Centro);

- Avenida do Batel, extensão de 1.400 metros incluindo os trechos denominados Benjamin Lins e Rua Gonçalves Dias, entre a Rua Desembargador Motta e Carneiro Lobo (Batel);

- Rua Bley Zornig, extensão de 1.030 metros, entre a Avenida Marechal Floriano Peixoto e Rua Willian Booth (Boqueirão);

- Rua Kellers, extensão de 225 metros, entre Desembargador Ermelino de Leão e Rua Martin Afonso (São Francisco);

- Rua Major Heitor Guimarães, extensão de 409 metros, entre o Rio Barigui e a Rua Pedro Viriato Parigot de Souza (Campina do Siqueira);

- Rua Dr. Goulin, trecho de 66 metros no cruzamento com a Rua Alberto Bolliger (Juvevê);

- Rua Francisco Alves Guimarães, extensão de 196 metros, entre Rua Padre Germano Mayer e o trilho do trem (Cristo Rei);

- Rua Eduardo Afonso Nadolny, extensão de 645 metros, entre Rua Cyro Correia Pereira e Major Victor Feijó (CIC). (*nesta rua as obras já estão em execução).