Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade para todos

Greca assina termos que garantem recursos para escola especial, fraldas para idosos, sala sensorial para autistas e ração para animais de Curitiba

Prefeito Rafael Greca assina termos de doação com o Instituto Adimax para deixar Curitiba ainda mais inclusiva. Curitiba, 11/12/2024. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Curitiba vai ficar ainda mais inclusiva. Nesta quarta-feira (11/12), o prefeito Rafael Greca recebeu doações financeiras do Instituto Adimax para a Escola de Educação Especial Vivian Marçal, para a criação de uma sala sensorial para crianças com transtorno do espectro autista (TEA) dentro do Ambulatório Encantar, 2.880 fraldas geriátricas para o Hospital do Idoso e rações para o Banco Municipal de Rações da Rede de Proteção Animal de Curitiba.

O evento aconteceu no saguão da Prefeitura de Curitiba. “Todas estas doações enchem de alegria meu coração de prefeito. Curitiba vai ganhar uma Sala Sensorial, a Escola Vivian Marçal vai receber recursos mensais para seu funcionamento. Também recebemos fraldas geriátricas para os idosos do Hospital do Idoso e rações para os cães e gatos atendidos pela Rede de Proteção Animal. Agradecemos ao Instituto Adimax por todas essas doações”, disse o prefeito Rafael Greca. 

Durante a solenidade também foram apresentados o cão-guia Rumble, que agora é usado pelo servidor público cego Lucas Antônio Ferreira de Oliveira, 27 anos.

Também foi apresentado um cão de assistência do Instituto Cão de Rodinhas. O cão Argos, de 8 anos, foi atropelado e perdeu o movimento das pernas. Agora usa uma cadeira de rodas e é usado para conscientizar as pessoas e quebrar o preconceito dos cães com deficiência. 

“Levamos o Argos em apresentações nas escolas e em empresas para fazer esse trabalho de conscientização. Em Curitiba damos apoio a 200 tutores que têm cães com deficiência”, explicou Larissa Tanaka Onuki, fundadora do Instituto Cão de Rodinhas. Saiba mais sobre o trabalho do instituto pelo site: https://www.caoderodinhas.com.br/ ou pelo Instagram no @caoderodinhas.

Cão-guia

Lucas Antônio explicou que está com o cão-guia Rumble há três meses. “Eu andava de bengala desde os 14 anos. Agora está bem melhor com o cão-guia. Tenho mais agilidade, segurança e autonomia. Ele vai comigo ao trabalho e para os eventos culturais que frequento pela cidade. Levo ele para onde vou por Curitiba”, disse.

O uso do cão-guia por pessoas cegas é previsto pela Lei Federal 11.126/2005, que assegura à pessoa com deficiência visual acompanhada de cão-guia o direito de ingressar e de permanecer com o animal em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, de uso público e privados de uso coletivo.

Cidade mais inclusiva

De acordo com a diretora do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes, os termos de doação do Instituto Adimax assinados pelo prefeito Rafael Greca vão deixar Curitiba ainda melhor. “Tudo isso vai facilitar a inclusão das pessoas com deficiência, seja com os cães-guias, com o repasse financeiro para a Escola Vivian Marçal e a criação da sala sensorial para as crianças com autismo. Curitiba fica mais inclusiva e melhor para todos”, disse Denise. 

Ração

O Instituto Adimax também fará todos os eventos do Amigo Bicho em 2025, fazendo a doação da estrutura dos eventos, com tendas e outros materiais, e garantiu a doação de 15 toneladas de ração para o Banco Municipal de Ração da Prefeitura para o próximo ano. 

Presenças

Também participaram do evento representantes do Instituto Adimax; as secretárias municipais do Meio Ambiente, Marilza Dias; da Saúde, Beatriz Battistella Nadas; da Comunicação Social, Cinthia Genguini; o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Ferraz Evaristo de Paula; servidores da Saúde, do Meio Ambiente, do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola Vivian Marçal.