O bairro Capão da Imbuia, na região leste de Curitiba, vai ganhar um novo e moderno terminal de ônibus.
A assinatura dos termos para a licitação desse projeto foi realizada na tarde desta quarta-feira (18/12), no Salão Brasil, na sede do Palácio 29 de Março, pelo prefeito Rafael Greca e o secretário de Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc, Luiz Fernando Jamur.
Participaram também os executivos da Caixa Econômica Federal (CEF), Denis Wilian Ramos (superintendente de rede em exercício), Vanessa Maria Stuelp Kozicki (superintendente executiva de Habitação), Marlus Marques da Cruz Crivellaro (gerente), Diogo Araújo Pouzato (gerente de Engenharia em exercício) e Elaine Rodrigues Padilha Rosa (coordenadora de Engenharia).
“Eu estou profundamente emocionado e quero agradecer pelas realizações desse ano que termina. Foi um ano muito difícil, mas nós tivemos muitas alegrias com a entrega da Linha Verde, que era um espinho que estava atravessado na garganta de todos nós e que nós conseguimos cumprir. Hoje já é possível sair do Pinheirinho e subir num biarticulado Euro 6, percorrer 42 quilômetros e chegar até o Atuba. E agora estamos dando início a este outro projeto de avanço na mobilidade, com o novo Terminal Capão de Imbuia, que muito bem fará aos curitibanos”, disse o prefeito.
Greca citou que os investimentos em mobilidade continuam avançando em Curitiba e que outros terminais serão remodelados para acompanhar a evolução dos novos projetos Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste.
“O meu sonho era entregar a cidade melhor do que recebi e é isso que Eduardo e eu estamos fazendo. Nós teremos mais seis terminais de ônibus que serão renovados para trazer mais agilidade ao transporte coletivo e dar mais comodidade para quem anda de ônibus”, disse Greca.
Novo terminal
O novo Terminal do Capão da Imbuia será construído no entorno da Rua da Cidadania do Cajuru. A licitação foi assinada após a liberação dos recursos do PAC da Mobilidade para custear o empreendimento. Serão investidos na obra R$ 37.682.829,56 em recursos federais e R$ 10.443.389,55 em contrapartidas municipais, num total de R$ 48.126.219,11.
O novo terminal do Capão da Imbuia faz parte do projeto de evolução do BRT Ligeirão Leste-Oeste, que integra o Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, para a ligação entre Pinhais e o Terminal CIC Norte com a futura operação de ônibus elétricos.
A ampliação do terminal do Capão da Imbuia vai aumentar a capacidade de atendimento do equipamento de 39.369 passageiros/dia útil em 11 linhas de ônibus para 49.123 passageiros/dia útil diretamente que utilizam 16 linhas de ônibus. Mais de 100 mil usuários do sistema de transporte coletivo serão beneficiados pelo novo terminal.
A obra prevê três plataformas e 22 pontos de parada simultâneos. A ampliação vai ser implantada na quadra ao lado do equipamento atual, vizinha à Rua da Cidadania do Cajuru, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e Professora Olga Balster, com área total construída aproximada de 9.920 m², contando ainda com um bicicletário de apoio.
Parceria estratégica
O secretário de Governo Municipal e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, ressaltou que o projeto do novo terminal se tornou realidade graças à parceria entre a Prefeitura de Curitiba, o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal.
“A Caixa e o Ministério das Cidades são parceiros de Curitiba em vários projetos, como foi no caso da Linha Verde, por exemplo. E nesse caso, nós conseguimos recuperar recursos do PAC da Mobilidade ou PAC Legado, para complementar os projetos de mobilidade do Inter 2 e Ligeirão Leste-Oeste, para construir novos terminais para dar maior qualidade e conforto para os usuários do transporte coletivo”, explicou Jamur.
Um aspecto importante dessa linha de recursos é que ela não amplia o endividamento do município.
“O PAC Legado usa recursos do OGU – Orçamento Geral da União. Então são recursos a fundo perdido. A Prefeitura não vai precisar assumir compromisso de financiamento”, citou Jamur.
Mais seis terminais renovados
O secretário de Governo também anunciou que já foram definidos recursos de R$ 95 milhões a fundo perdido também do PAC Legado para reconstrução dos terminais do Campo Comprido e Centenário.
Outros R$ 48,6 milhões serão empregados para a reconstrução do Terminal Vila Oficinas, sendo R$ 44,9 milhões de repasse e 3,7 milhões de contrapartida do município; e R$ 55,5 milhões para a construção do terminal CIC Norte, sendo R$ 51,3 milhões do OGU e R$ 4,2 milhões de contrapartida do município.
Novo Inter 2
Como parte do projeto do Novo Inter 2, também dentro do PAC Legado, estão ainda os projetos dos terminais Campina do Siqueira e Hauer, em análise final pela Caixa. São R$ 44,1 milhões para o Campina do Siqueira, sendo R$ 30,4 milhões de repasse e R$ 13,7 milhões de contrapartida municipal, e para a reconstrução do Terminal Hauer R$ 39,5 milhões, sendo R$ 27,2 milhões de repasses federais e R$ 12,3 milhões de contrapartidas do município.
Presenças
Estiveram presentes também os secretários Mário Fontoura Júnior (Esporte, Lazer e Juventude) e Marilza Dias (Meio Ambiente); a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi Bellegard Palácios; o coordenador geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag) do Ippuc, Márcio Teixeira; a diretora técnica da Cohab, Melissa Kesikowski; a diretora de relações comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi; o administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron; o assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó; a assessora de Políticas Para Promoção da Igualdade Étnico-racial, Marli Teixeira Leite; o inspetor do Tribunal de Contas, Saul Dorval da Silva; os vereadores Leônidas Dias, Serginho do Posto, Tico Kuzma, Herivelto Oliveira; Marisa Lipinski da Fonseca e a comunidade afro de Curitiba.