Na cerimônia de abertura da Smart City Expo Curitiba 2023, na manhã desta quarta-feira (23/3), no Centro de Eventos Positivo, o prefeito Rafael Greca defendeu a justiça climática, com o avanço dos investimentos das smart cities (cidades inteligentes) em fontes de energias renováveis para que o uso de novas tecnologias promova a transformação social.
Como exemplo, apresentou aos participantes do evento a Pirâmide Solar do Caximba, primeira usina fotovoltaica da América Latina construída sobre um antigo aterro sanitário e que será entregue no dia 29 de março, dia do aniversário dos 330 anos de Curitiba.
“Tudo coincide com os 330 anos de Curitiba, que tem um nome providencialmente escolhido: Nossa Senhora das Luz dos Pinhais de Curitiba. Uma cidade que tem luz e que tem muito pinhão, muita semente. Portanto, somos uma cidade para semear. Queremos semear o avanço no uso da energia solar, com justiça climática. Nossa busca é mostrar que é possível superar a condição de adversidade com a poluição e com o aquecimento global”, destacou o Greca.
Greca ressaltou que a Pirâmide Solar do Caximba é uma tentativa de uma única cidade mostrar que é possível fazer energia sustentável e que Curitiba está indo além: é uma cidade verde e cada vez mais voltada ao uso de energias renováveis, com ônibus e veículos elétricos, com placas para captação da energia solar em todos os terminais de transporte, assim como já foi feito na sede da Prefeitura, o Palácio 29 de março, e no Jardim Botânico.
Com o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” Smart City Expo Curitiba 2023 reúne, durante três dias (22 a 24/3) especialistas em cidades inteligentes, prefeito e outros representantes de 400 cidades diferentes, representantes da esfera privada, terceiro setor e público em geral. Durante os três dias, Curitiba vai apresentar suas inovações para a melhoria da qualidade de vida na cidade.
Rota das smart cities
Também durante a cerimônia de abertura do Smart City Curitiba Expo 2023, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, lembrou que o estado foi considerado pela OCDE um exemplo de sustentabilidade para o mundo e que tem investido para transformar os municípios em smart cities, seguindo o caminho da capital do estado, Curitiba. Este ano, as três cidades da América Latina eleitas no ranking de comunidades mais inteligentes do mundo são do Paraná: Curitiba, Assaí e Ponta Grossa.
“Estamos em um mês muito especial, aniversário da nossa capital e cidade inteligente. Além disso, trazendo para o estado os eventos de grande porte, como este Smart City e grandes shows, confirmando que Curitiba e o Paraná estão na rota dos grandes eventos do planeta”, disse o governador.
Já o CEO da Fira Barcelona, Ricardo Zapatero, reforçou que a capital paranaense está na rota das principais smart cities mundiais, ao lembrar que a edição brasileira do Smart City Expo, realizada em Curitiba, abre o calendário de encontros mundiais, com discussões que vão reverberar ao longo de 2023 por todo o planeta, passando por México, Colômbia, Argentina, Estados Unidos, Catar, China e Espanha.
“Curitiba, Nova York, Doha e Barcelona. Esse é o nível das cidades que trabalham para o projeto das cidades inteligentes. Aqui, teremos um grande evento, com 140 palestrantes, de 45 países, milhares de visitantes e representantes de 400 cidades reunidos para trabalhar soluções para as cidades.”, disse Zapatero. A Fira Barcelona é responsável por chancelar o Smart City na capital paranaense.
Tecnologia, inovação e coragem
Em sua quarta edição em Curitiba, o evento deste ano tem o tema “Cidades que conectam pessoas e tecnologias” e o Smart City Expo Curitiba 2023 tem a expectativa de receber 15 mil pessoas.
“Além de tecnologia e inovação para construir cidades confortáveis seguras e agradáveis, é preciso coragem. Aqui, no Smart City, temos muitos exemplos de coragem para construir as cidades inteligentes, como o prefeito Rafael Greca e o governador Ratinho Júnior. A tarefa de cada um que está aqui é sair melhor para construir cidades melhores em cada canto do país”, disse o CEO do iCites, Beto Marcelino, responsável pela organização do evento.
O Smart City conta com área do congresso, com palestrantes de especialistas em cidades inteligentes; a área de exposições de propostas inovadoras nacionais e internacionais; a Smart Plaza Vale do Pinhão, com uma intensa programação com os atores do ecossistema de inovação de Curitiba, o Vale do Pinhão, e com as iniciativas inovadoras da Prefeitura de Curitiba; e a Arena Metaverso, com a imersão em realidade virtual, que oferece a experiência de um voo de balão sobre o Bairro Novo do Caximba.
O Smart City Expo Curitiba 2023
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).