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Cidades sustentáveis

Greca apresenta em São Paulo projetos que fizeram Curitiba ser escolhida cidade mais inteligente do mundo

Greca apresenta em São Paulo projetos que fizeram Curitiba ser escolhida cidade mais inteligente do mundo. Foto: Divulgação

Curitiba avança na sustentabilidade, com eletromobilidade no transporte coletivo, a Pirâmide Solar e o maior projeto socioambiental da história da capital, o Bairro Novo da Caximba. Estes projetos foram alguns dos apresentados pelo prefeito Rafael Greca nesta terça-feira (2/7), em São Paulo, na segunda edição do Latam Mobility & NetZero Brasil 2024,  um dos principais eventos de mobilidade sustentável da América Latina.

O encontro reúne líderes, autoridades, startups e investidores referências em mobilidade sustentável, eletrificação, infraestrutura, transição energética, cidades inteligentes e tecnologia. Aos participantes, Greca mostrou porque Curitiba foi escolhida, em 2023, a cidade mais inteligente do mundo pelo World Smart City Awards, de Barcelona, na Espanha, por políticas públicas, ações e planejamento urbanos inteligentes.

“Amanhã eu entrego as primeiras 60 casas no Bairro Novo da Caximba, em Curitiba, onde antes existiam casas e palafitas em um grande lixão. Foi essa condição, essa favela indizível, que me fez disputar a Prefeitura de Curitiba novamente, em 2016. Cheguei para minha esposa, Margarita, e disse que ia ser prefeito de novo”, contou Greca.

O Bairro Novo da Caximba, financiado pela Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), será o primeiro bairro inteligente do Brasil ao unir moradias dignas, serviços públicos próximos dos moradores e recuperação de área verde degradada.

O prefeito participou do painel “Smart Cities: Construindo uma cidade inteligente, conectada e desenvolvida”, com o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a gerente de projetos de ônibus elétricos do C40 Cities, Mariana Batista; o coordenador de projetos da Unilivre, Cris Cavali; e o prefeito de Guarulhos, Gustavo Enric Costa, o Guti.

Greca detalhou os principais projetos em desenvolvimento na cidade, como a eletrificação da frota do transporte coletivo, com a entrega dos primeiros sete ônibus elétricos que vão circular nas linhas Interbairros I e Água Verde; a descarbonização da frota de caminhões de lixo e de táxis; o investimento na ampliação do saneamento de 98,8% para 100%, com investimento em conjunto com o governo estadual de R$ 500 milhões. “Teremos todos os endereços com esgoto tratado e água potável”, disse.

Segundo ele, as cidades precisam olhar para a sustentabilidade ambiental com urgência, “As injustiças climáticas penalizam, como sempre, os mais pobres. Tivemos, no Sul, a seca durante a pandemia e agora os eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul.”

Greca também destacou que é preciso vontade e planejamento para fazer as coisas acontecerem nas cidades. “O que não se faz não existe. Nós somos o bem que fazemos. Quando não fazemos o bem apenas existimos. E isso vale para os governos. Se não fazem, eles apenas duram. E em Curitiba estamos fazendo, estamos melhorando a vida da população agora e no futuro”, disse.

O prefeito traçou um panorama também das inovações na área de monitoramento, captação e análise de dados, como a Muralha Digital e o Hipervisor Urbano, além da Pirâmide Solar.  

Pirâmide Solar

Primeiro parque fotovoltaico em um aterro sanitário desativado da América Latina, a Pirâmide Solar de Curitiba, com seus mais de 8 mil painéis fotovoltaicos, já produz 30% da energia consumida pelos prédios públicos da Prefeitura, representando para os cofres públicos uma economia anual de R$ 2,6 milhões, que serão revertidos em benefícios à população.

Sobre benfeitorias à população, Greca também destacou o premiado programa Fala Curitiba, que prevê a participação da população, pela internet ou em audiências públicas, na elaboração do orçamento municipal.

Transporte coletivo

O presidente da Urbs destacou o programa de eletromobilidade no transporte coletivo bem como as soluções de inteligência aplicadas no sistema. “Durante a pandemia, por exemplo, conseguimos cruzar dados e bloquear a entrada nos ônibus de pessoas com diagnóstico de covid-19 e atestado de isolamento”, lembrou. “Os dados precisam ser usados para trazer benefício à população. A inovação, como diz sempre o prefeito, só é válida quando se torna um processo social”, afirmou.

Ao falar sobre a eletrificação da frota de ônibus de Curitiba, Maia Neto ressaltou a meta de que 33% da frota seja zero emissões em 2030, percentual que deve chegar a 100% em 2050.

Além dos primeiros sete ônibus entregues em junho, outros 54 devem estrear no sistema, com recursos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e já houve a aprovação, na Câmara Municipal, para a compra de mais 70 veículos pelo município.

O presidente da Urbs também destacou necessidade de se pensar o transporte coletivo de forma metropolitana, já que as pessoas já não enxergam mais divisas geográficas na hora de se deslocar. Elas estudam, trabalham, fazem compras em municípios vizinhos. “Precisamos pensar o transporte de maneira integrada, essa é uma das premissas das cidades inteligentes.”

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