Às vésperas do aniversário de 330 anos de Curitiba, o prefeito Rafael Greca anunciou, na manhã desta sexta-feira (24/3), mais um presente para a cidade: a parceria da Prefeitura de Curitiba e do Vale do Pinhão com a Minsait/Indra para a capacitação tecnológica gratuita para pessoas com mais de 40 anos de idade.
A assinatura da parceria foi feita na Smart Plaza Vale do Pinhão, durante o Smart City Curitiba Expo 2023. Serão 150 vagas para cursos que fazem parte do programa Digital Innovation Hub, da Minsait. Em Curitiba, os cursos formam o Empregotech 40+.
“Assim como nós estamos formando e empregando jovens com o 1º Empregotech, agora vamos formar pessoas de mais idade para que também possam ter experiência na área de tecnologia, com a Indra, uma das melhores empresas de inovação do mundo. Isso é justiça social e bem-estar para Curitiba”, destacou Rafael Greca.
As inscrições serão abertas no dia 29 de março, data do aniversário da cidade, no site do Programa Bom Negócio, gerenciado pela Agência Curitiba de Inovação e Desenvolvimento.
Anualmente, o setor de TI gera 159 mil novas oportunidades e, muitas vezes, sem encontrar pessoas capacitadas para preencher a vaga. A parceria visa ofertar às pessoas com 40 anos ou mais a oportunidade de ingressar na área da Tecnologia da Informação (TI), ter progressão na carreira ou adquirir novas competências para melhorar sua empregabilidade.
Além do prefeito, assinaram a parceria a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; o diretor executivo de Administração Pública e Saúde da Minsait/Indra, Ewaldo Del Valle; e o country manager do grupo Indra no Brasil, Marcelo Bernardino.
“Esse é o primeiro passo do conjunto de ações que queremos fazer para a população. Se Curitiba já é líder em vários setores vai ser também na área da tecnologia da informação. O papel fundamental da iniciativa privada é nosso o apoio à administração publica para evoluir com as politicas públicas”, disse Del Valle.
Empregotech 40+
Serão ofertadas vagas para cursos das tecnologias mais demandadas do mercado: o curso de Java (40 horas/aula) e de Low Code (20 horas/aula), ambos on-line e com instrutor aos sábados.
A iniciativa se soma ao 1º Empregotech, programa da Prefeitura de Curitiba que oferta curso de programação básica para jovens de 16 a 29 anos da capital e que abriu inscrições para sua quarta edição.
“O programa da Indra/Minsait é um Empregotech 40 + que facilita a transição de carreira para profissionais que não são de tecnologia”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.
O ciclo de formação tem duração de até três meses, a depender da trilha de aprendizado, e contará com capacitação guiada, treinamento em classes virtuais e presenciais, e avaliações, com certificação àqueles que concluírem o curso.
A Minsait é a empresa da Indra líder em transformação digital e Tecnologia da Informação. A Indra é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria. Seu modelo de negócio é baseado em uma oferta integral de produtos próprios, com um foco end-to-end, de alto valor e com um elevado componente de inovação.
Também participaram do evento de assinatura da parceria o vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, Eduardo Pimentel; a deputada estadual Márcia Huçulak; os vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Marcelo Fachinello e Amália Tortato; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel; a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; a vice-reitora da UFPR, Graciela Bolzon de Muniz; o Diretor Superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta; o CEO e fundador do iCites, Beto Marcelino e o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.
O Smart City Expo Curitiba 2023
O Smart City Expo Curitiba é a versão brasileira do maior e mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, o Smart City Expo World Congress, organizado todos os anos pela Fira Barcelona. O evento mundial reúne mais de 25 mil participantes de 150 países.
Organizado pelo iCities, hub brasileiro de negócios em cidades inteligentes, o Smart City Expo Curitiba tem chancela internacional da Fira Barcelona; apoio da Prefeitura de Curitiba, do Vale do Pinhão e da Secretaria Municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap); e patrocínio da Arlequim, Intelbras, Indra/Minsait, Sebrae, São Paulo Negócios e Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).