Curitiba está atraindo investimentos alinhados ao projeto municipal de inovação, planejamento urbano, mobilidade e sustentabilidade e um deles aguardou a chegada do Smart City Expo Curitiba 2024 para ser divulgado ao público.
Nesta quarta-feira (20/3), na Smart Plaza Vale do Pinhão, o prefeito Rafael Greca participou do anúncio de lançamento do Verse360, novo ambiente de inovação, no Rebouças, inspirado no bairro inovador Distrito 22@, de Barcelona (Espanha). O empreendimento será vizinho ao recém-inaugurado Pinhão Hub, centro de inovação da Prefeitura de Curitiba.
O Smart City Expo Curitiba 2024, que tem apoio da Prefeitura da capital e do Vale do Pinhão, está alinhado ao compromisso da cidade pelo zelo da inovação.
”A coisa que é boa é que Curitiba tem massa cinzenta de pessoas inteligentes capazes de ousar com empreendimentos como esse. A cidade estima essa ideia da ocupação privada de uma área na Rua Engenheiros Rebouças que vai contribuir para renovar o bairro, com um projeto de qualidade”, destacou Greca.
O nome do empreendimento era mantido a sete chaves pelos idealizadores, que anteciparam a proposta ao prefeito há 15 dias. Na ocasião, eles contaram que o empreendimento nasceu com o propósito de estender para a iniciativa privada o projeto iniciado pela Prefeitura, o Vale do Pinhão.
A construção vai ocupar 14 mil m², terá 12 pavimentos e surge com o propósito de reunir talentos da cidade e mantê-los nela, em um ambiente de conexão, próximo ao Centro e de outros equipamentos de inovação e pesquisa, como as universidades, o Pinhão Hub e a Fábrica de Ideias.
O empreendimento privado de inovação no Vale do Pinhão une espaços para trabalho, moradia, aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, diversão e compartilhamento de ideias.
Inspiração catalã
O Verse360 tem inspiração em ambientes de inovação mundo afora e em propostas que revitalizaram áreas urbanas que vinham sendo degradadas, como o Distrito 22@, em Barcelona (Espanha).
“É possível aplicar esse tipo de empreendimento que se propõe a ter vários usos para as pessoas - viver, trabalhar, se divertir, aprender - em grandes cidades do mundo, como Curitiba. Acredito que estamos contribuindo para um impulso de desenvolvimento ao Rebouças plantando a sementinha de um legado, um presente para a cidade”, destaca o presidente da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, ao lado do sócio-diretor da AGL Incorporadora, Luiz Antoniutti, responsáveis pelo empreendimento.
O projeto curitibano conta com um Conselho Estratégico, composto pelo presidente da Associação Triple Helix (THA) e ex-CEO do Distrito 22@Barcelona, Josep Piqué; a consultora de inovação e transformação digital e ex-presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; e o consultor em Inovação e Tecnologia, Carlos Olsen - os dois úlitmos também participaram do lançamento.
Lei de Zoneamento
O projeto também é um dos primeiros contemplados pela Nova Lei de Zoneamento de Curitiba, em vigor desde agosto de 2020, que prevê parâmetros urbanísticos diferentes para a região do Vale do Pinhão, no Rebouças.