Obras da Prefeitura de Curitiba vão garantir mais 2.584 metros de asfalto novo na Regional Portão. Seis ruas estão com obras de reciclagem do pavimento em andamento ou programadas para começar nos próximos dias. Entre elas está a Brasílio Ovídio da Costa, no Santa Quitéria, cuja intervenção iniciada nesta terça-feira (24/10) foi vistoriada pelo prefeito Rafael Greca.
A recuperação do pavimento acontece ao longo de 632 metros no trecho compreendido entre as ruas Fábio de Souza e João Scussiato. A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em aproximadamente 15 dias, dependendo das condições do tempo.
"No bairro Santa Quitéria, ao lado da igreja da padroeira, estamos requalificando a via que dá acesso a importantes equipamentos que servem aos moradores. Aos poucos, todos os bairros de Curitiba vão ganhando asfalto novo e a nossa cidade vai melhorando. Viva Curitiba", disse Greca.
A via serve de acesso à Paróquia Santa Quitéria, ao Centro de Educação Infantil (CEI) São Luiz Orione, ao Estádio Maurício Fruet (Arena Santa Quitéria) e ao Bosque de Conservação da Biodiversidade Urbana (BCBU) Maria Lourdes Beserra de Sousa, que será inaugurado pela Prefeitura em breve para preservação da fauna e flora nativas da capital.
Etapas da obra
Após a fase de reciclagem do pavimento, a via receberá duas camadas de asfalto, com intervalo entre as aplicações. A nova pintura será a última etapa da obra.
O prefeito fiscalizou os serviços coordenados pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) acompanhado do secretário Rodrigo Araújo Rodrigues, do administrador da Regional Portão, Gerson Gunha, do assessor de articulação política, Lucas Navarro, e foi recebido por representantes do bairro.
“A execução eficiente e cuidadosa das manutenções do asfalto por toda a cidade estão trazendo melhoria na infraestrutura viária, mas sobretudo um impacto positivo no bem-estar e na mobilidade dos cidadãos”, disse o secretário.
Também serão contempladas com obras de reciclagem na Regional Portão neste período as ruas Pretextato Taborda Júnior, no Santa Quitéria (213 metros); Capitão Tenente Máris de Barros, no Portão (619 metros); João Falarz (237 metros), no Campo Comprido; Professor Thomaz Wartelsteiner, no Portão (489 metros); e Doutor Percival Loyola, no Portão (394 metros).
Moradores felizes
A diretora do CEI São Luiz Orione, acompanhada da equipe pedagógica da unidade que atende a 79 crianças, foi ao encontro do prefeito agradecer a melhoria. "Em nome das famílias que têm filhos atendidos no CEI, nosso reconhecimento e agradecimento. Vai ficar muito bom", disse Daiane Carina Perez.
Caroline Mueller mora há dois anos na rua e acumula situações nas quais o desgaste do antigo pavimento atrapalharam sua vida. "Muitos buracos, remendos que causavam incômodos. A obra nos traz alegria e a certeza de mais conforto, segurança e qualidade de vida", disse a moradora.
Pela cidade
Além da Regional Portão, há obras de requalificação do asfalto em vários bairros da cidade. Atualmente, 79 intervenções estão acontecendo, somando mais de 38 km de pavimento de boa qualidade.
Desde que foi lançado pelo prefeito Rafael Greca, o programa Asfalto Novo já assegurou aos bairros 973 km de ruas requalificadas. São 1.685 vias contempladas, algumas com obras em diferentes trechos.
O critério de inclusão das vias no programa considera e prioriza ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas; aquelas que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo; e, ainda, as escolhidas pela população através do 156 e do programa Fala Curitiba.
Também acompanharam a vistoria engenheiros fiscais da Smop e assessores da Regional Portão, além de representantes da comunidade.