Equipes de Arborização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fizeram o plantio de 72 árvores, nesta sexta-feira (16/2), em ruas do bairro Tarumã. O prefeito Rafael Greca acompanhou o grupo e ajudou no plantio de um ipê rosa na Rua General Polli Coelho, em frente à casa do casal Eliedson Madalena da Rocha. Os dois também ajudaram a plantar o ipê.
“Hoje, na primeira sexta-feira da Quaresma, já plantamos 72 árvores aqui no Tarumã. Esses novos plantios já reparam as 44 árvores que foram retiradas da (avenida) Victor Ferreira do Amaral para fazer a intersecção da Rua Olga Balster. O nosso projeto de compensação ambiental prevê colocar 5 mil árvores nos bairros Tarumã, Jardim Social, Bairro Alto, Cajuru e Capão da Imbuia”, explicou o prefeito.
O prefeito explicou que os plantios já começaram em dezembro de 2023. A supressão das árvores foi necessária para as obras do Projeto do Novo Inter 2, que preveem o alargamento das pistas e drenagem na Avenida Victor Ferreira do Amaral.
“Fiz questão de vir aqui fazer esse plantio para mostrar que Curitiba ama profundamente o meio ambiente”, disse Greca.
Somente nesta sexta-feira (16/2) foram plantados oito ipês rosas, 42 ipês amarelos e 22 sibipirunas em ruas próximas à Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Tarumã.
Arborização
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que desde o início dos plantios de compensação para as obras do Novo Inter 2, em dezembro de 2023, já foram plantadas 983 novas árvores no Bairro Alto.
“Nossa intenção é chegar em 5 mil mudas plantadas nos cinco bairros no entorno aqui da Victor Ferreira do Amaral. Até o mês de abril devemos concluir todo esse plantio. Isso vai dar uma condição de arborização muito boa para toda essa região”, afirmou Marilza.
Rua mais bonita
Para a moradora Madalena H. da Rocha, o ipê rosa vai se destacar em frente à casa onde vive com a família na Rua General Polli Coelho. “Aqui vai ficar muito bonito quando o ipê começar a florir, daqui a alguns anos”, disse Madalena.
O diretor de Arborização e Produção Vegetal, José Roberto Roloff; o responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araujo Rodrigues; e o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Júnior, também acompanharam o plantio.