Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Google.org e ICLEI buscam organizações com soluções contra mudanças climáticas

Google.org e ICLEI buscam organizações com soluções contra mudanças climáticas em Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SMCS

 

Organizações da sociedade civil, com atuação na área de sustentabilidade e mudança climática, têm até o dia 4 de setembro para se candidatar a participar do Action Fund, parceria entre o Google.org e o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, com projetos para mitigação de mudança climática em Curitiba. 

A capital paranaense é uma das primeiras cidades da América Latina a integrar a iniciativa, assim como Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Cada local terá até duas instituições sem fins lucrativos selecionadas para desenvolver projetos de impacto que trabalhem com dados públicos, como os dados gerados pelo Google sobre emissões de gases de efeito estufa e potencial de geração de energia solar, através da ferramenta Environmental Insights Explorer (EIE).

As informações e requisitos estão detalhadas no edital e no anexo, disponíveis no site do ICLEI América do Sul. Podem se candidatar organizações não-governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de pesquisa e instituições acadêmicas da cidade ou que tenham interesse em desenvolver projetos por aqui.

A partir da escolha e da assinatura dos contratos, o ICLEI fará o acompanhamento e avaliação da implementação dos projetos e do uso da verba do fundo. “Nós acompanharemos o processo, que deve estar alinhado aos nossos objetivos dentro da mitigação das mudanças climáticas”, lembrou a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias. 

Também estão previstas capacitações e atividades envolvendo a comunidade para disseminação de informações relevantes sobre o tema para engajamento local e alinhamento dos projetos propostos com a estratégia climática da cidade. Nos próximos dias, uma capacitação on-line na ferramenta EIE será oferecida pelo ICLEI a todos os interessados.

Soluções inovadoras

Implementado pelo ICLEI na Europa, América do Sul, México e Caribe, o projeto fortalece processos participativos e gera soluções inovadoras nas cidades, de acordo com  o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo.

“Curitiba é uma cidade que, por meio de sua participação no projeto Urban-LEDS, vem trilhando há alguns anos o caminho de desenvolvimento de baixo carbono e resiliente para fazer frente à mudança do clima e melhorar a qualidade de vida da sua população”, reconheceu.

O anúncio da escolha de Curitiba aconteceu no início de maio, por meio de uma carta assinada por Perpétuo endereçada ao prefeito Rafael Greca. Para a candidatura, a cidade precisava seguir alguns pré-requisitos, como a assinatura do Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia; ter o Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa 2018; o Plano de Ação Climática; um Grupo de Trabalho Sobre o Clima, entre outros.

“Para o município será mais um grande ganho”, apontou a secretária Marilza. “Corremos sempre contra o tempo quando o assunto é o enfrentamento às mudanças climáticas, só podemos comemorar mais esse apoio do ICLEI e do Google.org no desenvolvimento de novas ações locais”, completou.

A interface da EIE, lançada em 2018, exibe dados sobre emissões de gases do efeito estufa relacionadas a edifícios, emissões de transporte, dados de qualidade do ar e potencial solar na cobertura de edifícios, para ajudar a impulsionar a ação local pelo clima.

Requisitos e participação

Para apresentar candidatura de projetos, as instituições sem fins lucrativos elegíveis segundo os critérios estabelecidos pelo edital devem enviar a documentação para o e-mail iclei-sams@iclei.org até 4 de setembro de 2020.