A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizou na última semana a Gincana da Sustentabilidade, com participantes das atividades para idosos ofertadas pela Prefeitura nas regionais.
Agora, os núcleos que tiveram maior engajamento e adesão na campanha poderão selecionar 90 alunos para compor a delegação de Curitiba nos Jogos da Integração dos Idosos, promovido pela Secretaria de Estado do Esporte do Paraná. Os jogos serão realizados em Pontal do Paraná entre os dias 28 e 31 de agosto.
A gincana
As turmas da Smelj recolheram lixo eletrônico e alumínio, sendo que cada material possuía pontuação específica. Após uma semana de coleta e ação na gincana as regionais que mais arrecadaram foram Cajuru, com 299.615 pontos, Matriz, com 280.320, e o Bairro Novo, com 212.615 pontos. Cabe destacar ainda, a ordem de classificação na sequência das demais regionais: Boqueirão, Portão, Pinheirinho, Boa Vista, CIC, Tatuquara e Santa Felicidade.
Terceira idade ativa
As colegas de turma Benedita Roseli Teixeira, de 66 anos, Maria Almeida, 68, Delci Aparecida Santos, 66, e Mirian Dias, 67, fazem aula de ginástica no Clube da Gente do Bairro Novo. Elas ficaram empolgadas com a possibilidade da viagem ao Litoral e reolheram todas as peças que puderam para somar à disputa.
“Eu mobilizei meus grupos de família no Whatsapp e toda a vizinhança para recolher o máximo de lixo e espero que a gente ganhe. Acho que cria um hábito importante, todos deveriam seguir o exemplo e descartar corretamente o lixo, porque isso que trouxemos é muitas vezes jogado na rua e nos rios, poluindo e causando enchentes”, disse Benedita.
Para o secretário da Smelj, Carlos Eduardo Pijak Jr, essa gincana foi mais uma ação importante que a Smelj fez para ajudar a manter Curitiba entre as cidades mais sustentáveis e inteligente do mundo.
“A gincana faz parte da estratégia da Smelj para colaborar com as ações de sustentabilidade de Curitiba. De maneira lúdica buscamos o engajamento dos idosos nessa importante ação de descarte correto do lixo, combate ao aquecimento global e defesa do meio ambiente. Além disso, ter como motivador a participação nos Jogos da Integração dos Idosos nos garantiu números expressivos”, disse Pijak.
O lixo arrecadado pelas turmas na gincana foi recolhido pela Secretaria do Meio Ambiente através do Programa Ecocidadão, que faz a destinação correta dos resíduos, além de ser importante instrumento de geração de renda para as cooperativas de reciclagem.
Número de peças recolhidas
78 notebooks
142 monitores
138 CPUs
145 televisores
148 impressoras
5.411 latas de alumínio
19.646 pilhas e baterias
234 mouses
206 teclados
318 caixas de som
628 toners
14 fax
99 aparelhos de CD
225 aparelhos de DVD
122 máquinas fotográficas
358 telefones fixos
838 celulares