Prefeitos, secretários municipais, assessores institucionais de prefeituras de Norte a Sul do Brasil puderam conhecer um pouco mais da gestão inovadora da administração pública de Curitiba nesta segunda-feira (20/3).
Reunidos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, técnicos do Ippuc e da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoal e Tecnologia da Inovação (Smap) apresentaram o funcionamento do Hipervisor Urbano, as técnicas inovadoras da implantação do Bairro Novo do Caximba e o Plano Diretor de Tecnologia e Normas de Governança de gestão pública. As palestras, realizadas pela manhã e à tarde no auditório do Ippuc, serviram de aquecimento para os temas do Smart City Expo Curitiba, que começa nesta quarta-feira, 22/3, em Curitiba.
Cérebro da Cidade Inteligente projetado pelo Ippuc em parceria com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Hipervisor Urbano de Curitiba começa a operar neste ano.
O centro de planejamento e operações já está em fase de implantação, no edifício que hoje abriga o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI), onde já está em funcionamento a Muralha Digital, o sistema de videomonitoramento para a segurança da cidade. Além da Muralha Digital, serão integrados os centros operacionais do Transporte de e Defesa Civil como também de prestadores de serviços públicos de abastecimento de água (Sanepar) e de energia (Copel).
“O Cérebro da Cidade Inteligente será uma plataforma de convergência e compartilhamento de dados públicos munida de ferramentas e métodos de gestão capazes de coletar, processar e distribuir informações em formatos que permitam a todas as áreas gerir serviços em tempo real, e também permitir o planejamento de políticas públicas de longo prazo”, explicou o coordenador de Geoinformação, Oscar Schmeiske.
O Hipevisor será viabilizado por meio do Plano Diretor de Tecnologia e Normas de Governança do município. A governança dos dados e as soluções customizadas são coordenadas pela superintendência de TI da Smap, que mantém a independência das secretarias, mas conduz a área de TI de forma sistêmica e interdependente para estimular uso compartilhado de soluções similares com pouca customização.
“Esse modelo gera menos custo e soluções mais sustentáveis. Temos um trabalho colaborativo com uma equipe que atende às secretarias e que debatem decisões e desenvolvimento de Inovação”, explica a assessora técnica da Superintendência de TI da Smap, Carla Flores.
Presenças
Participaram das palestras no Ippuc gestores de Campos do Goytacazes (RJ), Campina Grande (PB), Rio de Janeiro (RJ), São Luiz (MA); Porto Velho (RO); Vilhena (RO); Santa Luzia do Oeste (RO); Presidente Médici (RO); Pimenta Bueno (RO); Itapuã do Oeste (RO); Espigão do Oeste (RO); Colorado do Oeste (RO); Ariquemes (RO); Nova Mamoré (RO), Chapadão do Sul (MS), Matinha (MA), Baturité (CE), Jacarezinho (PR) e Porto Ferreira (SP); além de lideranças e analistas do Sebrae do Distrito Federal, Curitiba, Belém (PA), Maceió (AL), São Luiz (MA), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Cuiabá (MT), João Pessoa (PB) e Rio de Janeiro (RJ).
LEIA MAIS