Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Balanço 8 anos

Gestão ofertou 131 mil vagas em cursos e 566 mutirões de emprego em Curitiba

Prefeito Rafael Greca com o vice-prefeito Eduardo Pimentel, e a presidente da FAS, Maria Alice Erthal, entregou o certificado de número 1 milhão para Vânia Caroline Brito Domingues, 32 anos, aluna do curso de Cuidador de Idosos implantado na gestão.. Curitiba, 12/06/2024. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Em oito anos de gestão do prefeito Rafael Greca e do vice Eduardo Pimentel, a Prefeitura trabalhou para transformar a realidade dos curitibanos com a oferta de 131 mil vagas em cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional e 566 mutirões de emprego que conectaram trabalhadores e empresas por toda a Curitiba.

Principal programa de qualificação, o Liceu de Ofícios da Fundação de Ação Social (FAS) completou 31 anos de desenvolvimento ininterrupto, em 2024. Para comemorar a data, entregou o certificado de número 1 milhão para Vânia Caroline Brito Domingues, 32 anos, aluna do curso de Cuidador de Idosos implantado na gestão.

“Eu tinha experiência na área e com o curso passo a ter o certificado que agora é exigido por empresas do setor”, contou ela.

Juventude

Para muitos jovens, o 1º Empregotech, o Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) e a criação do Portal Aprendiz foram decisivos para a entrada no mercado de trabalho.

O único do Brasil na Categoria Social, aberto ao público diariamente, o Fab Lab Cidadania Cajuru desenvolveu 300 projetos criados pela comunidade, estudantes e empresários, desde que foi implantado, em 2019. Voltado à criação de soluções inovadoras em diferentes áreas, o Fab Lab ganhou vários prêmios nacionais e ajudou Curitiba a conquistar o prêmio de Cidade Mais Inteligente do Mundo.


Oito anos de ações da FAS Trabalho

·        Reorganização do programa Liceu de Ofícios e Inovação, com abertura de novas unidades, cursos e vagas.

·        131 mil vagas ofertadas em cursos gratuitos de desenvolvimento pessoal e qualificação profissional em parceria com instituições.

·        Modernização das unidades do Sistema Nacional de Emprego (Sine).

·        Mais de 67 mil vagas de trabalho ofertadas pelo Sine Municipal nas dez regionais de Curitiba.

·        Abertura de 4 Espaços do Trabalhador Curitibano, nas regionais Pinheirinho, Santa Felicidade e Bairro Novo e no Centro Intersetorial de Atendimento às Pessoas em Situação de Rua (FAS-SOS), no Centro, com atendimento especializado para o trabalhador.

·        Implantação do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE), com 2.000 vagas ofertadas para jovens em busca de inserção no mercado de trabalho.

·        Implantação do 1° Empregotech, com 3.200 vagas no curso de Desenvolvimento de Softwares, impulsionando a formação na área de tecnologia.

·        Inauguração do Fab Lab Cajuru, espaço de inovação e prototipagem com 300 projetos desenvolvidos.

·        Implantação do Portal Aprendiz, plataforma digital dedicada à gestão de vagas de aprendizagem e capacitação para jovens.

·        Mais de 7.500 participantes em ações de sensibilização para o mundo do trabalho, por meio das oficinas do programa Mobiliza.

·        Fortalecimento das ações de inclusão produtiva e da Economia Popular Solidária, ampliando as oportunidades para trabalhadores autônomos e empreendedores locais.

·        Ampliação de parcerias com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e empresas para desenvolvimento de cursos e mutirões de emprego.

·        Adaptação de alguns programas que passaram a ser ofertados na modalidade on-line durante a pandemia da covid-19.

Em alta