Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reunião da Abrasf

Gestão Fiscal dos municípios foi tema do último dia de encontro nacional de Finanças em Curitiba

Gestão Fiscal dos municípios foi tema do último dia de encontro nacional de Finanças em Curitiba. Foto: Divulgação

A gestão fiscal dos municípios e os mecanismos de financiamento foram um dos principais temas do último dia da 2ª Assembleia Geral Ordinária da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) em Curitiba. O evento, que terminou na manhã desta sexta-feira (14/6), reuniu secretários de Finanças e de Fazenda das capitais e do Distrito Federal para discutir temas relacionados às finanças públicas dos municípios, como o pacto federativo, arrecadação e, principalmente, a reforma tributária e seu impacto na gestão fiscal dos municípios.

Pela manhã, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) detalhou o Programa de Apoio à Gestão Fiscal do Brasil (Profisco III), lançado em abril deste ano, e que prevê promover melhorias na administração das receitas e na gestão fiscal, financeira e patrimonial do governo federal, municípios, estados e Distrito Federal. O investimento total do programa é de US$ 2 bilhões e o prazo para execução dos projetos é de cinco anos.

Para o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Cristiano Hotz, o programa precisa contemplar não apenas os grandes municípios, mas também os pequenos, em especial nas regiões metropolitanas.

“Precisamos olhar para os pequenos, cuja demanda por serviços pressiona a infraestrutura das capitais. Hoje em Curitiba temos unidades de saúde em que 40%, 60% do público é da Região Metropolitana, ou seja, a capital absorve os serviços que seriam dos municípios vizinhos. Isso tem um custo importante e se torna ainda mais preocupante em um cenário de perdas de arrecadação com a Reforma Tributária", disse. Uma ideia, segundo o secretario, é a formação de consorcios para que os municípios tenham acesso ao financiamento do Profisco III, democratizando o acesso a financiamentos que estimulem boas práticas fiscais.

Reforma Tributária

Última reunião da Abrasf antes das eleições, a Assembleia também tratou de outros assuntos ligados ao interesses dos municípios, como imunidade tributária e a tramitação, no Congresso, dos projetos de lei complementar que regulamentam a emenda que criou a Reforma Tributária. "Os novos prefeitos vão assumir em meio à implantação da Reforma Tributária, que é um assunto complexo, que necessita de atenção por parte dos gestores", disse Rodrigo Fantinel, presidente da Abrasf.           

Anfitrião do evento, Hotz agradeceu a participação dos secretários e ressaltou a importância do debate e do diálogo entre as capitais. "O evento é uma oportunidade de trocar experiências, de buscar soluções em comum."